MENU

BUSCA

Viviane Batidão fala sobre transformar tradições culturais do Pará em looks de shows de São João

A cantora de tecnomelody homenageou o Arraial da Pavulagem, os Pássaros Juninos e os mascarados de São Caetano de Odivelas em série de shows pelos interiores

Amanda Martins

Viviane Batidão decidiu inovar em suas apresentações na Quadra Junina pelos interiores do estado: invés de usar os habituais figurinos inspirados em quadrilhas juninas ou em referências nordestinas, como Maria Bonita, a cantora de tecnomelody escolheu destacar as tradições culturais do Pará. Os looks, compartilhados minutos antes de cada show nas redes sociais, estão fazendo sucesso e criando expectativa nos fãs. O último a ser divulgado por Viviane em São Caetano de Odivelas, no nordeste paraense, onde Batidão usou um figurino inspirado nos foliões que desfilam mascarados de bois, pierrôs e cabeçudos, em meio a muita cor e música. Assista ao vídeo:


“Esse ano eu quis fazer algo diferente do que faço há 17 anos cantando nessa época. Sempre vinha de quadrilha, roupa de miss, ou com referências do Nordeste. Esse ano eu quis mais ainda valorizar a nossa cultura junina”, afirmou a cantora em entrevista exclusiva ao Grupo Liberal. 

image A cantora incorporou a figura do uirapuru, um pássaro endêmico da Amazônia, em seu look. O figurino escolhido faz parte da tradição dos pássaros juninos, que envolve encenações teatrais que contam histórias folclóricas diversas (Alle Peixoto)

As manifestações culturais, como o Arraial do Pavulagem e os Pássaros Juninos, que também ocorrem no mês de junho, foram usados como referências para Viviane construir mais duas vestimentas, apresentadas em shows anteriores deste mês. Na última sexta-feira, 14, na Cidade de Benevides, ela escolheu incorporar a figura do uirapuru, um pássaro endêmico da Amazônia, em seu look. O figurino escolhido faz parte da tradição dos pássaros juninos, que envolve encenações teatrais que contam histórias folclóricas diversas, com os pássaros como personagens principais.

Viviane destacou a importância de valorizar a cultura junina local e a sua proposta por trás das roupas, que visa despertar um olhar mais curioso e carinho do paraense para a cultura local. "A cultura junina no país é linda, principalmente no Nordeste, ela veio muito do Nordeste de fato, que é lindíssima. Lá o povo tem uma cultura de se valorizar, tem os grandes arraiais lindíssimos e aqui nós temos a nossa cultura que de certo ponto não é tão vista e precisa ser vista, precisa ser valorizada”, enfatizou.

Sobre a repercussão que os figurinos têm ganhado na internet, Viviane Batidão afirmou estar satisfeita com a recepção dos fãs. "Estou muito feliz porque o público amou a ideia, eu até me surpreendi porque eles gostaram muito, eles entenderam perfeitamente o conceito do que a gente quis. Eu peguei o conceito desta arte e levei para um figurino de cima do palco, onde eu pudesse representá-los e também me representar como artista”, explicou a artista. 

'Voando pro Pará': influencer cria trend em pontos turísticos de Belém; assista
Theulyn Reis recebeu elogios de grandes nomes da música do estado, como Joelma, intérprete da música, e Viviane Batidão

Viviane Batidão homenageia as riquezas da Amazônia em figurinos do estilista Alessandro Nascimento
O renascimento, o florescer, e as lendas, como Curupira e Iara, foram exaltadas nos cinco looks preparados para os shows da artista

Batidão destacou a importância dos figurinos em suas apresentações. Segundo a cantora, os trajes são fundamentais para os shows, refletindo a identidade única do movimento Tecnomelody, que tem suas raízes no Brega. “A gente gosta de looks de fato extravagantes, a gente gosta de brilho, a gente gosta de sensualidade, a gente tem uma identidade muito nossa na hora de montar os figurinos”, acrescentou.

A cantora revelou que alguns figurinos são escolhidos pelo conforto, enquanto outros têm um propósito específico e carregam uma mensagem a ser transmitida no palco. "Na verdade, acho que todos os figurinos passam alguma mensagem, mas uns são mais específicos e outros nem tanto", afirmou.

Viviane comentou sobre a dificuldade em escolher um figurino favorito. "Eu não tenho um look predileto, é muito difícil essa pergunta. Porque eu amei simplesmente todos, eles ficaram incríveis do jeitinho que eu queria e todos falam de algo, tem uma importância, tem a sua beleza difícil”, finalizou.

Cultura