Vigia sedia mostra ‘Arte de Fé e Paixão’ na Semana Santa, como opção de turismo cultural-religioso
A partir de quinta (10), público poderá conferir, no Santuário Diocesano, medalhões esculpidos com as faces de Jesus e Maria e outros trabalhos artísticos abordando a Paixão de Cristo

Para enaltecer a celebração da Semana Santa, considerada o principal momento da Igreja Católica que relembra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, o município de Vigia de Nazaré, na Zona do Salgado do Pará, vai receber um programa cultural de valor histórico e cultural inestimável. Trata-se da mostra de artes plásticas “Arte de Fé e Paixão”, que reunirá, a partir desta quinta-feira (10), pinturas, instalações de arte e uma Exposição/Feira de Artesanato. Como atração especial, o evento contará com duas esculturas que integram o acervo do Museu de Arte Sacra de Belém, no bairro da Cidade Velha. Todo esse conjunto de expressões sacras poderá ser conferido no Santuário Diocesano, sempre abordando o tema da Paixão de Cristo.
A iniciativa é da Paróquia de Vigia, com apoio da prefeitura municipal. A exposição será montada na varanda direita do templo; a Sacristia será incorporada à exposição como um espaço de arte, considerando-se o grande painel com nove telas que reportam a vida da Virgem Maria, além do forro desse espaço, com pinturas barrocas.
Medalhões
Um atrativo especial da exposição serão duas esculturas em mármore policromado, que fazem parte do acervo do Museu de Arte Sacra de Belém. São dois medalhões - um com a face de Jesus Cristo, e outro com a face da Virgem Maria – que ornamentavam a sacristia do templo jesuíta da Vigia. As peças foram roubadas da Igreja da Mãe de Deus, na década de 1980, e resgatadas, em 1993, pela Polícia Federal, num antiquário do Rio de Janeiro.
Programada para encerrar em 31 de maio, a exposição “Arte de Fé e Paixão” será aberta dia 10 de abril com missa seguida de um concerto da Banda Sinfônica Maestro Vale. Também no Santuário será instalada, como apoio da Casa do Empreendedor do município, uma feira de artesanato.
O evento tem o patrocínio da Prefeitura de Vigia e o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que autorizou o empréstimo das esculturas tombadas e preservadas na capital. A Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult) também autorizou que o Museu de Arte Sacra de Belém apoie o evento tomando as providências para viabilizar a exposição dos medalhões em Vigia.
Beleza
O evento apresenta-se como uma oportunidade de lazer para a população local e de atração típica do turismo cultural-religioso, durante a Semana Santa. Nesse sentido, o padre Silvério Sales, pároco de Vigia, diz que “o propósito do projeto é fomentar a cultura inspirada pela beleza apreciada por Deus e praticada pela Igreja”.
Ele acrescenta que a inciativa se enquadra nos atributos do turismo religioso que o bispo da Diocese de Castanhal, dom Carlos Verzeletti, estimula ser desenvolvido pelas paróquias. No caso de Vigia, “trata-se do ponto de partida para que o município aproveite suas virtudes históricas e culturais, representadas pelo templo jesuítas de quase três séculos, e ainda pelas artes, notadamente a pintura e a música”, acrescenta o pároco.
A exposição será inaugurada dia 10 de abril com uma missa e um concerto da Banda Sinfônica Maestro Vale. Ficará aberta até dia 31 de maio.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA