VÍDEO: Bailarinos paraenses lançam obra coletiva para estimular solidariedade
Projeto 'Daqui Acenei Para Você' cria espetáculo virtual para ajudar organizações filantrópicas
Vinte bailarinos paraenses se uniram para além de um movimento de dança. O projeto “Daqui Acenei Para Você” cria um espetáculo de solidariedade para chamar atenção para a importância de ajudar organizações filantrópicas. O projeto "Daqui Acenei Para Você" consiste em um vídeo com performances autorais de 20 bailarinos paraenses localizados em diferentes partes do Brasil.
O vídeo lançado no YouTube e nas redes sociais pretende por meio de uma campanha solidária arrecadar fundos para compra de cestas básicas, material de higiene e remédios. Tudo o que for arrecadado será doado para grupos solidários, abrigos e comunidades que necessitam de ajuda por conta da pandemia. O vídeo está no canal da bailarina Duda Falesi no Youtube.
Assista:
“A pandemia de COVID-19 deixou muitos projetos sociais, abrigos e comunidades isoladas em situações de extrema dificuldade. E eu sempre vi a arte como um vetor de transformação pra sociedade. Então eu, como bailarina, encontrei na dança uma forma de ajudar solidariamente esses grupos através da idealização e coordenação desse projeto”, conta a idealizadora e coordenadora Duda Falesi.
A obra reúne o esforço criativo e a interpretação de diferentes linguagens coreográficas e modalidades de dança. Toda essa diversidade dos estilos de cada participante do projeto visa a mesma mensagem: precisamos de solidariedade com o próximo.
Entre os artistas participantes, estão Janaína Pontes, Bailarina Revelação do Estado em 2018 pelo Baile dos Artistas; Davi Franco, belenense que aos 10 anos foi selecionado para a escola de ballet Bolshoi em Joinville (SC); Taynara Garcia, que é professora de Danças Afro-Brasileiras e a própria Duda Falesi, que já participou de grandes espetáculos como o Festival De Ópera, Festival de Música e outros. A trilha sonora escolhida para o vídeo é “Igapó’’.
A bailarina Tárcila Mendes espera manter acesa a chama da dança no Pará com o projeto. “Meu sentimento é de resgate da arte que vive em mim, de muito amor e respeito por todos os artistas que também se disponibilizaram a participar do projeto. Tive o prazer de dividir os palcos com a maioria dos que participaram do projeto e sem dúvida, é muito gratificante poder fazer arte com eles novamente, mesmo que seja neste formato ‘novo’. Mas sempre fazendo arte juntos!”, afirmou.
Outro participante foi o bailarino paraense Davi Franco formado pela Escola Bolshoi, uma das mais prestigiadas do mundo. “Achei que o projeto teve uma iniciativa fundamental no âmbito artístico, que independente do momento ou ocasião, a arte estará presente para acolher, alegrar e motivar a vida daqueles que estão aflitos ou precisando de alguma ajuda que muitas vezes devido a distância não podemos ajudar”, comentou.
Para Duda, o potencial transformador da arte é uma constante e pode ser explorado de diversas maneiras. “Cada artista colocou um pouco de si no projeto, todos com a mesma energia de propor aos espectadores do vídeo que façam sua parte para melhorar o final de ano de alguém em necessidade que possa se beneficiar de uma doação solidária”, comenta.