MENU

BUSCA

Vida e obra de Nilson Chaves ganham museu virtual

Ao comemorar 70 anos de idade, o artista também lança o single que antecede o novo álbum

Enize Vidigal

O cantor e compositor Nilson Chaves chancela os 70 anos de idade com o lançamento do museu virtual sobre a sua vida e obra. O vasto vasto acervo já está disponível no portal nilsonchaves.com.br. Ainda, dentro do projeto “Segue o Barco”, que dá nome ao próximo álbum do célebre artista paraense, acaba de ser lançado o novo single “Porque Soube que Tu Vinhas” (Nilson com Allex Ribeiro) nas plataformas de áudio. Ouça aqui.

O cantor e compositor ícone da música amazônida com 27 álbuns lançados, cerca de 900 mil discos vendidos e repertório gravado no cancioneiro popular, como "Sabor Açaí" (dele com João Gomes), “Olho de Boto” (dele com Cristóvam Araújo) e “Tô que Tô Saudade” (Eudes Fraga), ainda possuía pouco conteúdo audiovisual na internet. 

O portal reúne fotos, vídeos, músicas, composições, letras, agenda de shows, notícias e a biografia de Nilson. Entre as informações disponíveis sobre o artista, estão a indicação ao Grammy Latino, no ano 2000, com o CD 25 anos gravado ao vivo com a Orquestra Carlos Gomes e o Coral Carlos Gomes; a vitória no Prêmio Sharp, em 1994, com o disco “Não peguei o Ita”, na categoria de melhor arranjo na canção “Passarinho e o Homem” (dele com Jamil Damous); e o feito alcançado pelo disco “Waldemar”, resultado da parceria com Vital Lima, que foi considerado um dos dez melhores álbuns de 1992.

Música, disco e show

“Porque Soube que Tu Vinhas” é uma das faixas do álbum “Segue o Barco”, que mistura elementos do reggae a de música regional paraense. A letra do cantor e compositor Allex Ribeiro, radicado em Bragança, ganhou a melodia de Nilson. A gravação teve a direção musical e violão do próprio Nilson, acompanhado pelos músicos Davi Amorim, na guitarra; Adelbert Carneiro, no contrabaixo; Edgar Matos, nos teclados; e Márcio Jardim, nas percussões. O single é a primeira faixa que será lançada do repertório de 10 canções inéditas que integram o álbum “Segue o Barco”.

O videoclipe da faixa-título será lançado no próximo dia 30. E o show de lançamento do álbum será no dia 15 de outubro, no Theatro da Paz, com as participações especiais de Simone Almeida, Patrícia Bastos, Lucas Lima e Celmar.

O começo e o recomeço

Nilson Chaves completou 70 anos no dia 8 de novembro do ano passado. Ele iniciou a carreira musical há 53 anos, quando morava no Rio de Janeiro e teve a oportunidade de se relacionar com grandes nomes da música popular brasileira. “Considero que a carreira começou aos 16 anos quando fui para o Rio, em 1968, há 53 anos. O meu pai tinha uma aparelhagem de som, eu ouvia as músicas e ia para o baile onde conheci Maíza, João Gilberto, Dolores Duran, Tito Madi, Cauby Peixoto… essa turma toda”, recorda. 

Nilson tocava violão desde os 15 anos e, naquela época, não pensava em cantar. “Comecei a despertar no canto quando comecei a participar de festivais em São Paulo, Rio, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas. Comecei a ganhar como melhor intérprete e também como primeiro ou segundo lugar”, conta.

Em 2020, Nilson ficou 20 dias em internação hospitalar devido à Covid-19 e chegou a ser intubado. Sobreviver à pandemia foi uma grande vitória. “É o momento em que estou brindando o recomeço de vida, da minha missão, da minha história, do meu canto. É a superação de um momento que foi difícil e que hoje me dá esse prêmio de fazer o lançamento do portal e de um novo álbum”, comemora.

O projeto “Segue o Barco” tem patrocínio do Grupo Líder e Banco da Amazônia, apoio da Lei Semear, Fundação Cultural do Pará e governo do estado do Pará. A coordenação geral é de Narjara Oliveira, direção artística de Pedro Vianna e direção musical de Nilson Chaves, com produção executiva de Senda Produções.

Cultura