MENU

BUSCA

Toninho Geraes passa mal em audiência com gravadora de Adele para discutir suposto plágio

Cantor acusa a artista britânica de ter plagiado a canção Mulheres, famosa na voz de Martinho da Vila

Daniel Vila Nova / Conteúdo Estadão

O sambista Toninho Geraes passou mal durante uma reunião de conciliação com representantes da Universal Music Publishing Brasil, gravadora de Adele no País, nesta quinta-feira (19). O cantor acusa a artista britânica de ter plagiado a canção Mulheres, composta por Geraes e famosa na voz de Martinho da Vila, ao compor a música Million Years Ago. Ao relatar sua versão da história pro juiz, o músico teve uma crise de choro.

"Adele e Greg Kurstin, assim como a Universal, peticionaram no processo requerendo ao Juiz a designação de uma audiência de conciliação urgente, antes do recesso, para uma tentativa de acordo", afirmou Fredímio Biasotto Trotta, advogado de Toninho, ao Estadão. "Ao chegarmos à sala de audiência, nos deparamos com a ausência de Adele, Kurstin e Beggars Group", revelou. Kurstin é co-compositor de Million Years Ago e Beggars Group é o selo britânico responsável pela canção.

De acordo com a defesa do cantor, a empresa não ofereceu uma proposta de acordo. "Se não era para apresentar propostas, para que pediram a audiência e obrigaram o autor a comparecer?", questionou. Ainda segundo o advogado, um representante da Sony também esteve presente no local.

VEJA MAIS

Justiça do RJ manda tirar música de Adele das plataformas por plagiar Martinho da Vila; entenda
O compositor da canção pede uma indenização de R$ 1 milhão, além dos direitos autorais da música de Adele, com juros e correção monetária

Internautas apontam que Adele plagiou Chico Buarque e Tom Jobim
A introdução da canção “To Be Loved” está sendo apontada como uma possível cópia de um trecho de “Eu te amo”, de Tom Jobim e Chico Buarque

Adele é acusada por compositor brasileiro de plagiar música de Martinho da Vila
Já foram enviadas notificações extrajudiciais à cantora

Ao todo, foram quatro horas de audiência e cantora britânica não compareceu, mesmo com a possibilidade de participar da reunião de forma online. Ainda de acordo Biasotto Trotta, os advogados dos acusados "realizaram a audiência sem procuração de Adele, Kurstin e Beggars." Os documentos só foram entregues após o início da reunião.

Agora, as duas partes esperam uma perícia musical para avaliar o suposto plágio. O laudo será produzido por uma professora da Escola Nacional de Música da UFRJ. O advogado de Toninho também afirmou que outras providências serão tomadas por conta das irregularidades das procurações. "Uma falta de respeito para com o compositor e com a própria Justiça Brasileira", finalizou.

No começo da semana, a Justiça do Rio de Janeiro determinou que a canção de Adele fosse retirada de todas as plataformas digitais de música sob pena de multa de R$ 50 mil por uso indevido. Entretanto, a penalidade será aplicada somente quando as plataformas de streaming de música forem notificadas da ação judicial.

A Universal Music, então, apresentou um recurso contra a liminar A reunião de conciliação foi marcada às pressas no último dia de funcionamento do Fórum, mas não houve uma proposta de acordo por parte da gravadora.

Cultura