MPF instaura inquérito contra Silvio Santos; entenda
O dono do Baú fez uma pergunta de cunho sexual para uma criança de 5 anos de idade
O Ministério Público Federal de São Paulo (MPF) instaurou um inquérito para investigar o apresentador Silvio Santos, dono do SBT, por ter feito uma pergunta de cunho sexual a uma criança de 5 anos durante um programa ao vivo, em 2016.
A pergunta foi feita ao final de um dos tradicionais jogos que o apresentador encampa no palco. Na hora de entregar o dinheiro à criança, que estava acompanhada da mãe, o apresentador perguntou: “O que que você acha melhor, sexo, poder ou dinheiro?”. Nas imagens, é possível ver que a mãe da criança, assim como outras pessoas presentes no palco, ficaram constrangidas, enquanto Silvio dava risadas.
“A criança e o adolescente têm direito ao respeito e à dignidade como pessoas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, direito ao respeito que compreende a inviolabilidade da integridade psíquica, abrangendo preservação da imagem”, escreveu o MPF na abertura do inquérito.
“A livre manifestação do pensamento não é direito absoluto, sendo assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além de indenização por dano material, moral ou à imagem”, diz ainda o texto da procuradoria.
Segundo a coluna de Lauro Jardim, o SBT teria afirmado ao MPF que “a genitora da menor ajuizou ação de indenização contra a radiodifusora em defesa dos interesses individuais e personalíssimos”, e que “não ocorreu nenhum tipo de solapamento difuso dos direitos imanentes às crianças”.
Silvio Santos coleciona declarações polêmicas. Em 2019, ele comandou um Concurso Miss Infantil em que exibiu crianças desfilando como modelos, incluindo até mesmo trajes de banho.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA