Minissérie paraense 'Escolhas' começa a ser produzida

O drama de ficção tem como pano de fundo a violência e a pobreza na periferia de Belém

Enize Vidigal
fonte

A periferia de Belém servirá de cenário para a minissérie "Escolhas", que foi selecionada no edital 2019 da Fundação Cultural do Pará pela Lei Semear. Com roteiro e produção de Jefferson Mendes e direção de Aladim Júnior, o drama ficcional e de ação policial terá cinco episódios na primeira temporada. O projeto vai mostrar cenas comuns de violência na capital paraense, como assaltos com refém, assaltos em ônibus e tráfico de drogas. As gravações estão previstas para ter início em março de 2020, nos bairros da Terra Firme e do Guamá.

"Escolhas" marca a estreia do ator paraense Jefferson Mendes como roteirista e produtor. "A minha maior experiência é como ator", diz ele que atua há cinco anos e, em breve, vai estrear no longa  metragem "Pureza" ao lado de Dira Paes. O filme com produção de Brasília teve filmagens realizadas em Marabá. Além desse filme, Jefferson participou do seriado paulista "A Vida secreta dos Casais" e fez trabalhos de publicidade. Atualmente, ele vive entre Belém e São Paulo.

"O roteiro foi inspirado na falta de produções de Belém que não sejam voltadas para o folclore e a cultura local, que muitas vezes não são compreendidas fora do Pará", explica. A minissérie está em fase de captação do recurso de R$ 200 mil. O elenco também está sendo definido. Jefferson deve interpretar o protagonista Diego, um jovem da periferia de Belém que trabalha como vendedor nos coletivos da cidade para sustentar a família. Também estão confirmadas as atrizes Mony Gester, Mity Yamada e Kathúcia Barbosa.

O personagem principal vai mostrar como é viver na periferia da capital paraense e as distorções entre a "baixada" e centro urbano. A Belém hospitaleira de prédios históricos e gastronomia peculiar apresenta o personagem Diego, entre os  problemas de trânsito, desemprego e violência que a dominam. Diego viu muitos amigos de infância serem mortos. Sem emprego, sem renda e sem oportunidade, ele luta para sobreviver enquanto resiste à tentação de enveredar pelo crime.

Ele se mantém firme na manutenção da própria honestidade, mas, um dia, ao sair de casa para cumprir mais uma maratona de vendas nos coletivos, Diego se depara com uma situação inesperada que confronta a escolha ética que norteia sua vida. Uma ação desencadeará uma sucessão de infortúnios em que Diego terá uma única alternativa para pagar uma dívida involuntária com o mundo do crime.

A previsão de lançamento do filme é para o início de 2021. O edital exige que a estreia aconteça no Pará, mas a expectativa de Jefferson é levar a minissérie para plataformas de streaming, futuramente. "O Pará tem poucas produções feitas no âmbito da ficção urbana. Meu objetivo é desestereotipar as nossas produções, que podem concorrer em pé de igualdade com produções de todo o Brasil".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Televisão
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM TELEVISÃO

MAIS LIDAS EM CULTURA