Faustão: Funcionários do programa denunciam Band por más condições de trabalho
Os empregados alegam passar mais de 12 horas trabalhando no mesmo dia, para criar banco de programas gravados
Funcionários do programa de Faustão na Band fizeram uma reclamação coletiva alegando más condições de trabalho na emissora. O documento da reclamação foi encaminhado à emissora na quarta-feira (9), pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão de São Paulo, segundo informação reportada pelo Na Telinha.
VEJA MAIS
No documento, os funcionários acusam a Band, nova emissora de Faustão, de más condições de trabalho. Entre os pontos destacados estão reclamações como a longa jornada de trabalho, que chega a mais de 12 horas por dia; e também o tempo longo de descolamento entre as casas dos funcionários e o estúdio do programa de Faustão.
"O esgotamento profissional é inevitável, o que tem gerado revolta", diz trecho do documento, divulgado pelo UOL. Ainda segundo o site, o sindicato diz que já havia reclamado anteriormente com a emissora sobre os supostos abusos cometidos, mas que não houve resolução para o problema. O sindicato também pede uma reunião urgente com a Band, para debater e resolver o caso da denúncia.
A Band confirmou o recebimento do documento, e disse ao UOL que já está agendando a reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão.
Faustão grava vários programas no mesmo dia
O programa de Faustão na Band estreou no dia 17 de janeiro, e diferente de um único programa semanal como fazia na Globo, na nova emissora o programa comandado por ele vai ao ar de segunda a sexta-feira, com duas horas de duração. O programa não é ao vivo, dessa forma, vários são gravados no mesmo dia, resultando em longas jornadas de trabalho para os funcionários. Isso serve para criar a chamada "gaveta" - um banco de programas gravados.
O programa nem sempre teve várias edições gravadas com antecedência, a decisão de passar a fazer isso veio depois que Faustão testou positivo para a covid-19, apenas três dias depois da estreia do programa. Na época, a Band ficou praticamente sem programas inéditos para exibir, mas Faustão se recuperou rápido e logo retomou as gravações.