MENU

BUSCA

Discussão sobre delegado honesto em Belém inspirou Gilberto Braga a criar 'Vale Tudo'

Autor revelou que a ideia da novela surgiu após ouvir críticas ao padrinho, delegado que atuou em Belém e foi chamado de “babaca” por não enriquecer com a profissão

Matheus Viggo

Um dos maiores clássicos da teledramaturgia brasileira, a primeira versão de "Vale Tudo" (1988), nasceu de uma conversa de família, quando Belém foi lembrada como símbolo de uma distorção ética que ainda ecoa no país: a ideia de que a honestidade não compensa. A revelação foi feita pelo autor Gilberto Braga em depoimento ao projeto "Memória Globo".


Segundo Braga, a inspiração para a trama surgiu durante um jantar com parentes, quando um deles criticou seu padrinho. O delegado de polícia, que atuou em cidades como Foz do Iguaçu (PR) e Belém, foi criticado por não enriquecer no cargo. “Chamaram ele de 'medíocre, babaca'. Eu perguntei por quê, e a resposta foi: ‘Ele podia estar rico. Todo mundo que foi delegado em Foz do Iguaçu e Belém tem apartamento na Vieira Souto, e ele não tem nada. É pobre’”, contou o autor.

Indignado, Gilberto defendeu o padrinho: “Mas que critério é esse? Isso não é ser babaca. Ele tem uma vida digna. Pelo contrário, eu tenho muito orgulho de saber que ele não foi corrupto.”

VEJA MAIS

Quem é Pedro Waddington? Filho de Helena Ranaldi estreia em 'Vale Tudo'
O ator também já trabalhou como modelo e costuma compartilhar bastidores e momentos da vida pessoal nas redes sociais.

'Vale Tudo': Maria de Fátima influencer ganha perfil no Instagram e milhares de seguidores

'Vale tudo': Paolla Oliveira esteve em reuniões do Alcoólicos Anônimos em preparação para papel
A organização realiza encontros para que pessoas compartilhem experiências sobre o processo de superação da dependência

A partir desse episódio, nasceu o enredo que marcou a TV brasileira com uma pergunta central: vale a pena ser honesto num país onde a corrupção é muitas vezes premiada?. “Vale Tudo nasceu dessa discussão, dessa figura do meu padrinho que não foi corrupto e da distorção, que é praticamente de todo o país, de que quem não é corrupto é babaca”, declarou.

Gilberto Braga faleceu em 26 de outubro de 2021. Atualmente, uma nova versão da trama está sendo exibida pela TV Globo no horário das 21h, com autoria de Manuela Dias.

Televisão