'Açaí tem gosto de terra', disse jurado do 'Mestre do Sabor', no episódio da quinta, 4
Paraenses se reviraram na poltrona ao assistirem o desconhecimento de chefs no reality sobre o alimento sagrado do Norte
No epidósio do "Mestre do Sabor" que foi ao ar na noite da última quinta-feira, 4, os participantes do reality tiveram que preparar menus com um ingrediente inusitado para eles: açaí. O chef Leonardo Paixão, que é mentor da equipe azul, respondeu a um candidato que sugeria incluir cogumelo no prato: "Cogumelo tem gosto de terra, açaí já tem gosto de terra".
O desafio ocorreu na primeira fase do episódio em que as equipes azul, vermelha e amarela concorrem ao melhor menu. O vencedor se livra de participar da segunda fase em que os candidatos disputam entre si com a possibilidade de eliminação do programa. As equipes tiveram que incluir açaí nas entradas, pratos principais e sobremesas.
Um dos participantes da equipe vermelha, Francisco Pinheiro, fez o mesmo comentário sobre o sabor do açaí. Ainda, contou ter fervido o açaí duas vezes - o que para os nortistas é algo impensado - numa "experiência" para fazer um molho de açaí.
Já a Gi Nacarato, da equipe amarela, fez uma sobremesa inspirada no conceito carioca, que mistura açaí com banana e granola - outra atitude considerada um vilipêndio à cultura alimentar paraense.
Os menus foram batizados com nomes regionais: "Pára Tudo", da equipe azul, numa clara alusão ao Pará; "Do Norte à França", da amarela, reconhecendo que o açaizeiro ou jussara não incide apenas no Pará, mas na Amazônia; e "Carimbó", da equipe vermelha, outra alusão à cultura paraense.
O apresentador Claude Troisgrois e o assistente Batista escolheram como melhor menu o da equipe azul, salvando os integrantes de disputar a eliminatória da noite.
Segundo desafio da noite
A segunda disputa do episódio é cada um por si. O novo desafio foi cozinhar usando uma única panela, sem liquidificadores ou outros eletrodomésticos. Nessa fase, os mentores Leo Paixão, Kátia Barbosa e Rafa Costa e Silva viram jurados e fazem prova às cegas.
Pela terceira vez, Dário Costa, venceu como o melhor prato. E Jackie Watanabe foi eliminada.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA