Teatro Gasômetro se abre para os novos talentos
Grupo de teatro Vila Nova, de Ponta de Pedras, sobe pela primeira vez ao palco
Fazer uma apresentação no palco, para uma plateia, é o sonho de todo artista, pois é o local onde ele se transforma e transborda sua arte. Mas infelizmente muitos artistas não têm acesso a este espaço. E mesmo em período de pandemia, este dia chegou para o Grupo de teatro Vila Nova, do município de Ponta de Pedras, no Marajó, que se apresentou na quinta-feira (22), no teatro do Estação Gasômetro e ainda teve a honra de receber dicas e considerações do renomado diretor paraense Geraldo Salles.
Os 20 artistas do município de Ponta de Pedras apresentaram a peça "Raízes Identitárias: contando a história de Vila Nova" pela primeira vez em um palco de teatro. Mari Barbosa, diretora e atriz na peça, diz que o momento é de muita satisfação para o grupo, uma vez que todo o desejo de um artista é pisar no palco.
"É uma experiência muito importante, pois não só na minha comunidade em Ponta de Pedras, mas em milhares de municípios do estado e os artistas se apresentam em espaços improvisados. Os nossos ensaios são realizados em escolas. O meu maior sonho é que chegue um teatro na minha comunidade", disse Mari.
A peça retrata a vivência e a diversidade cultural da comunidade Vila Nova. Mari disse que tenta mostrar para o público a cultura da comunidade por meio do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, as raízes do carimbó e demais práticas.
"Esse trabalho é uma forma de mostrar a nossa cultura e nada mais prazeroso que trazer isso para Belém. A gente está muito feliz", comemora a diretora do espetáculo. Sobre a formação do elenco, Mari explicou que a maioria não tem experiência com o teatro, são pessoas da comunidade e de comunidades vizinhas que receberam o convite e aceitaram viver a experiência.
Diante de toda essa experiência, o grupo ainda teve a honra de receber dicas e observações do mestre do teatro paraense, Geraldo Sales, que se reuniu com o grupo, assistiu a peça e fez considerações importantes. "Ter esse contato com o Geraldo Sales é algo que vai ficar guardado para o resto da vida, pois ele passou conhecimento e incentivo para todos nós e isso que precisamos nessa vida", destaca a diretora da peça.
Leonardo Santos, diretor do Teatro Estação Gasômetro, explicou que o projeto é resultado da lei Aldir Blanc e a partir disso, foi criado o Pauta Livre que é justamente para atender aos grupos contemplados para que tenham acesso as ferramentas culturais do estado.
O espaço funciona com todas as medidas de segurança e com número reduzido na plateia. O Teatro Estação Gasômetro tem capacidade para 400 pessoas, mas abre para 100 nestes dias de apresentações.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA