Sexta cultural em Belém (11/04): veja o que fazer nesta noite com atrações que vão da MPB ao carimbó
Trio Trincando lança EP, “Gabriela” volta aos palcos, Guará Trio anima a boemia e Emo Vive homenageia NX Zero e Fresno
Carreiras individuais que se encontram em um projeto movido pela amizade, os artistas paraenses Camila Barbalho, Márcio Moreira e Lívia Mendes lançam na próxima sexta-feira (11), em todas as plataformas digitais, o primeiro EP do trio intitulado “Trincando”. Conforme explicam os artistas, projeto mistura as diferentes possibilidades da música brasileira feita na Amazônia. O show de lançamento será no Núcleo de Conexões Na Figueredo, às 20h.
Com produção do cantor e compositor Luiz Lopes, o primeiro EP homônimo do trio traz cinco faixas. As composições, feitas em conjunto, versam sobre a amizade dos três artistas, conselhos às amigas que estão sofrendo em um relacionamento, os contrastes do amor e sobre o efeito do tempo no dia a dia.“Tem música pra dançar, pra refletir e pra se apaixonar”, destacam os artistas.
VEJA MAIS
[[(standard.Article) Márcio Moreira volta à Belém para apresentar o show único “Interno”]]
O nome, não só do projeto feito em colaboração, mas também do trio musical amazônida, é uma referência à união de três pessoas, ligadas por uma trinca, que neste caso pode ser entendida como a música que une a carreira dos artistas.
As principais referências do trio estão em outras tríades famosas no mundo da música, entre elas, Tribalistas e a paraense Trilogia, além dos grupos Doces Bárbaros e Novos Baianos, que os inspiram em suas sonoridades brasileiras e pela coletividade no processo de composição.
A sonoridade única, inclusive, é o diferencial deste projeto. Outra característica do trabalho é a união entre Camila e a Lívia, as mulheres do trio, registrada, por exemplo, em "Vibrante" - um lançamento feito por elas em um outro processo criativo. A elaboração do Trincando teve início há cinco anos. Desde então, o processo de produção incluiu a composição das faixas, produção e gravação. “Em 2020, a distância física nos reaproximou e, de mãos dadas com o WhatsApp, começamos a compor. Amigos desde 2016 na universidade, a gente sempre teve muitas coisas em comum e, uma delas, era a música”, detalham.
“Entre conversas e áudios, cinco canções nasceram e decidimos que mereciam um projeto todinho delas! E como a três é bem melhor, escolhemos Trincando para nomear não só nosso grupo, como o EP que vem aí”, contam os músicos.
“Numa das três pontas do Trincando”, como descreve o grupo, Camila Barbalho é a parte que mora em Belém. A artista canta desde a infância e, aos 14 anos, começou a atuar profissionalmente na música nos vocais e baixo da Banda B3. Como compositora, já lançou singles e dois EP's.
O cantor Márcio Moreira mora no Rio, mas afirma que “não abandona a raiz paraoara”. “Com um som pop-mpb-carimbó e uma obra recheada de composições e feats icônicos”, como define o músico, traz sua poesia e misturas artísticas para o projeto Trincando.
A artista Lívia Mendes saiu de Belém para morar em São Paulo, “mas a cidade morena nunca saiu dela”, afirma em texto de divulgação do trio. Com uma trajetória na cena folk paraense, um álbum e alguns singles, ela traz sua criatividade também para o trabalho.
OUTRAS OPÇÕES DE ‘ROLÊ’
Ainda há outras programações culturais na cidade que prometem movimentar diversos públicos com atrações que vão do teatro à música regional, passando por festas temáticas. No Teatro Waldemar Henrique, às 20h, entra em cena a peça “Gabriela”, adaptação do clássico de Jorge Amado realizada pelo Centro Cultural Atores em Cena. Com apresentações também no sábado (12/04), o espetáculo traz para o palco o romance entre o sírio Nacib e a sensual Gabriela, uma das personagens femininas mais marcantes da literatura brasileira. O texto foi adaptado por Pedro Secco e os ingressos custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).
Quem busca uma noite animada e cheia de brasilidade pode conferir o show do Guará Trio, às 20h, na Vila Container, localizada na Av. Magalhães Barata, 62, no bairro de Nazaré. A banda, que mistura ritmos como brega, carimbó, lambada e tecnomelody, é formada por Anthony Epifânio (guitarra), Rodrigo Rasec (vocal) e João Feijão (percussão e vocal). A proposta do grupo é apresentar o show "A Trilha Sonora da Boemia Paraense", com músicas que remetem à memória afetiva e à cultura local.
“Preparamos do MPB até nosso brega passado, passando pela nossa lambada e até nosso tecnomelody. A expectativa sempre é fazer a galera brindar, sorrir e curtir com a gente”, conta João Feijão.
Quando perguntado se há alguma música que não pode faltar no repertório, o percussionista destaca: “Difícil escolher só uma! Mas com certeza ‘Estou Dividido’, da banda Nsynck, estará no show”.
A sexta também é dedicada aos fãs do movimento emo. A festa temática “Emo Vive” acontece no Studio Pub Belém, na rua Presidente Pernambuco, 277, no bairro da Batista Campos, com início às 19h. A programação conta com DJ Junior Soares às 20h e um show especial da banda Emo Vive a partir das 22h30, prometendo três horas de nostalgia e emoção com sucessos de NX Zero, Fresno e outros nomes que marcaram a geração dos anos 2000.
Serviço
Lançamento do EP Trincando
- Dia: 11 de abril de 2025
- Local: Ná Figueredo
- Hora: 20h
- Ingressos: 91 981692802 (Márcia Tupinambá)
- Curta: @projetotrincando