MENU

BUSCA

Selo Caqui anuncia artistas selecionados para Projeto ‘Caquiado’ e prepara álbum coletivo

Lina Leão, Sidiane Nunes e Mist Kupp foram os três últimos selecionados para compor a lista de dez artistas que participação do projeto autoral

Amanda Martins

Na última segunda-feira (12/8), o selo musical paraense Caqui anunciou, em suas redes sociais, os três artistas selecionados para o Projeto “Caquiado”: Lina Leão, Sidiane Nunes e Mist Kupp. Esses artistas se juntarão a outros sete nomes já integrados ao projeto: Helena Ressoa, Banda Cout, W Mate-U, Roger Is Not Braga, Jheni Cohen, Matheus Pojo e Paso. Com a lista completa dos dez artistas regionais independentes, a produtora se prepara para iniciar a concepção de um álbum plural e autoral, que será lançado em plataformas de streaming e também em formatos físicos, como vinil e fita cassete.

Yuri Reiner, artista, produtor musical e idealizador do Selo Caqui, afirmou que o trio de novos artistas selecionados reforça a visão do projeto de que a música feita pela nova geração paraense é profundamente conectada à cultura local. 

“Os três são artistas do interior do Estado e não devem em nada a quem faz música na capital. Eles dialogam com a sonoridade moderna e instigante que os artistas convidados também se propõem a fazer”, disse Reiner. 

Leonardo Pratagy, também fundador e idealizador da produtora, destacou a importância de entender profundamente as carreiras e identidades musicais de cada um para a produção do álbum em conjunto.

Ele também refletiu sobre o surgimento do Selo Caqui, motivado pela inquietação em relação à falta de registro na cena musical atual em comparação com gerações anteriores, como a do Terruá Pará, no início dos anos 2010. 

“O volume de novas bandas e artistas surgindo, lançando coisa, ainda é grande, talvez até maior por causa das facilidades da internet, mas ao mesmo tempo parece que fica muito diluído, sem uma coesão de uma cena, de um momento vivido. Acho que o lançamento de uma coletânea amarra um contexto entre esses artistas, o que é importante para a visibilidade do que está rolando por aqui”, acrescentou.

A coletânea "Caquiado" foi selecionada pelo edital Natura Musical, com apoio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear), que já beneficiou projetos de grandes nomes da música paraense, como Manoel Cordeiro, Dona Onete, Pinduca, Felipe Cordeiro e Thaís Badú.

 

 

 

Cultura