MENU

BUSCA

Sambista Luizinho Moura grava seu primeiro CD nesta sexta-feira (2)

Gravação será na White House, em Icoaraci, com entrada gratuita

Daleth Oliveira

Luizinho Moura, 20, é um jovem cantor nascido em Belém que começou a carreira musical nas rodas de samba do bairro da Pedreira. Hoje ele ocupa palcos de diversas cidades da Região Norte e seu próximo passo é a gravação do seu primeiro álbum, nesta sexta-feira (2), a partir das 20h na White House, em Icoaraci.

SAIBA MAIS

Cantor Luizinho Moura indica sambas enredo que são marcantes para ele
Além de cantar, Luizinho também é narrador, repórter e apresentador

‘Amor que dá samba’: paraenses falam sobre escolas de samba do coração e relebram bons momentos
No Dia da Escola de Samba, o Grupo Liberal decidiu homenagear as escolas que levam a alegria para a população na Aldeia Cabana

Dia Nacional do Samba: conheça a origem e veja clássicos para celebrar a data
Confira algumas canções que marcam até hoje o dia dos apaixonados por este ritmo musical

A produção reúne canções autorais e sucessos da música paraense e se chama “New Bamba”. O artista conta que o objetivo é enaltecer as diversas sonoridades da Região Norte, homenagear o samba produzido por artistas paraenses e alcançar o público de fora das tradicionais casas de samba da capital paraense.

“Vamos fazer uma grande apresentação digna de um álbum popular de samba. Nós queremos que essas músicas caiam no gosto, na boca do povo. A expectativa é de furar a bolha do samba, ter músicas que não toquem apenas na comunidade do samba, mas que conquiste a comunidade que gosta de música. Para isso, estamos fazendo um repertório bem legal, com músicas conhecidas pelo povo, só os clássicos da música popular paraense, além das inéditas que também estão incríveis”, conta entusiasmado.

Com uma duração de 1h30, o show contará com 12 músicas, sendo seis inéditas, e algumas participações especiais surpresas. Na composição da banda, estarão nove músicos que proporcionarão grande qualidade sonora para o show de samba através de percussões, bateria, instrumentos de sopro, violão e contrabaixo. 

“Entre as músicas autorais, três são de composição do meu tio Paulo Moura; duas do Silva Júnior, que é o produtor musical; e uma é do Wander Nunes, um compositor que veio do Rio de Janeiro para o Pará e se instalou aqui. As outras são clássicas da música popular paraense e sambas enredo, em homenagem às escolas de samba de Belém”, detalha Luizinho.

O sambista explica ainda de onde vem o nome “Bamba”, que dá nome ao álbum. “A palavra bamba tem diversos significados. Ela é popularmente usada para caracterizar uma pessoa perita em determinado assunto, alguém muito bom naquilo que faz. Bamba é um indivíduo corajoso, valente e decidido, um bambambã. No álbum, o Bamba é uma pessoa renomada no samba”, pontua.

Carreira promissora

Além de cantor, Luiz também concilia sua carreira musical com os estudos na área da comunicação. Ele é estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Pará (UFPA) e, mesmo com a vida acadêmica, continua desenvolvendo seus projetos artísticos. Atualmente, ele é o mais jovem intérprete oficial de escolas de samba do Brasil e seu trabalho já foi reconhecido nacionalmente, pois já abriu shows de grandes nomes do samba, como Fundo de Quintal, Neguinho da Beija-Flor e Renato da Rocinha. 

No processo de construção do espetáculo e da gravação do CD, as músicas foram consultadas e selecionadas por músicos, diretores musicais e pelo próprio cantor. O “New Bamba” fará homenagens às manifestações da cultura paraense, como o Carnaval e o Círio de Nazaré, utilizando-se de elementos dos mais diversos gêneros e ritmos musicais brasileiros.

O material captado durante o show será transformado num CD com músicas ao vivo, além da produção de videoclipes.

Serviço:
Show e Gravação de CD “New Bamba”, de Luizinho Moura
Data: 2 de junho (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: White House, na Tv. do Cruzeiro, em Icoaraci.
Ingressos: Gratuitos. Para quem desejar aproveitar o espaço White House, há o consumo à parte no restaurante.

Cultura