Ruas de Belém viram palco para encenação da Paixão de Cristo; veja a agenda
Com mais de 40 anos de história, grupos locais estão na expectativa e últimos ensaios para manter viva a tradição do teatro de rua
Com mais de 40 anos de história, grupos locais estão na expectativa e últimos ensaios para manter viva a tradição do teatro de rua
No Brasil, é comum que, durante a Semana Santa, grupos de teatro e comunidades promovam encenações da Paixão de Cristo em ruas e praças. Em Belém, o bairro de Canudos será mais uma vez cenário da apresentação realizada pela Comunidade Santo Agostinho da Aldeia, vinculada à Paróquia São José de Queluz. A encenação, promovida pelo Grupo Experimental do Teatro Aldeato, será feita na Sexta-Feira Santa, dia 18 de abril, a partir das 19h, gratuito e aberto ao público. O trajeto sairá da quadra da paróquia, localizada na Avenida Cipriano Santos, e seguirá pelas ruas do bairro.
VEJA MAIS
O papel de Jesus será interpretado pelo estudante Juan Moraes, de 26 anos. Ele participa das encenações desde os 15 anos, mas é a primeira vez que assume o papel principal. “Fiz o teste e fui escolhido. Em 2020 eu já havia sido selecionado, mas a pandemia interrompeu o processo. Agora estou me dedicando para que tudo aconteça”, disse.
Juan explicou que a preparação vai além do trabalho cênico. “É uma preparação espiritual. Conto com apoio dos colegas para que o espiritual se alinhe com o cênico. São cenas que mexem com a gente. É emocionante. A gente precisa conter a emoção em alguns momentos para que ela venha na hora certa”, confessa.
Sobre os momentos mais exigentes, ele destacou a Via-Crúcis. “É o momento em que carrego a cruz. São situações em que Jesus é humilhado, em que o corpo é levado ao limite. Tenho uma troca com os colegas que fazem os soldados, e isso ajuda a criar o clima necessário para a cena”, conta.
O professor e um dos diretores cênicos da peça, Arthur Neves, explicou que a preparação para o espetáculo começa muito antes das oficinas com o elenco, com reuniões e pesquisas. Ao todo, o elenco está há quase quatro meses em preparação. Entre os desafios enfrentados, ele destaca sobre levar o espetáculo para as ruas.
“Às vezes há chuva, outras vezes o público se aproxima muito, ou há questões de trânsito. Mas a Paixão de Cristo envolve diferentes dimensões: fé, arte, liturgia e dramaturgia. Os atores entendem o papel que estão levando à rua. É uma mensagem sobre o amor de Cristo por nós”, afirma.
Nos dias 16 e 18 de abril, o tradicional Grupo de Teatro Em Linhas Quebradas apresenta a peça "Viagem no Tempo Combate", como parte da programação da 49ª edição da Paixão de Cristo na Terra Firme, na capital paraense. As apresentações, que são gratuitas, começam sempre às 19h, em dois pontos distintos do bairro: na véspera da Sexta-feira Santa, na passagem São João, esquina com a passagem da Liberdade, ao lado da unidade de saúde do bairro. No sábado (19/04), a encenação será na passagem Lauro Sodré, também esquina com a São João.
Dirigida por Otávio Freire, a peça traz à cena o embate entre o bem e o mal a partir da história de Jesus Cristo. A narrativa mescla elementos bíblicos com questões contemporâneas, utilizando o chamado “teatro paradoxal”, estilo característico do grupo.
O espetáculo é protagonizado por três atores e uma atriz. Ely Chaves, um dos integrantes, interpreta Lúcifer, personagem que, segundo ele, se digladia com Emanuel (Jesus) em um confronto que percorre passagens do Gênesis até os dias atuais.
“Nosso teatro sempre abordou a Semana Santa de forma contemporânea, mas sem perder a essência da mensagem, que é levar o evangelho a toda criatura”, explica.
Ely também ressalta o papel social da montagem: “É na rua, sem cobrança de ingresso, como formação de plateia. Tem gente que nunca viu teatro na vida e quando vê se encanta. Tem senhoras e senhores que não podem se deslocar para longe, e por isso a gente faz assim, mesmo sem apoio”, disse.
Além de Ely, o elenco conta com Anselmo Azevedo como Emanuel, Otávio Freire como Herodes e Nelma Santos no papel de Maria.
"Confortai-me" – Companhia de Teatro Javé
Paróquia Mãe da Divina Providência (Ministério Getsêmani)
Paróquia São Vicente de Paulo (PAAR – Ananindeua)
"Paixão e Morte de Jesus Cristo" – Grupo Teatral Filhos de Geraldo