Roteiro Geo-Turístico promove cultura e interação no Centro Histórico de Belém
O passeio a pé leva os participantes a descobrir curiosidades sobre a história da capital
O ato de caminhar pelas ruas de Belém deixa de ser uma atividade comum para se tornar uma experiência imersiva de aprofundamento histórico. Esse é o objetivo da iniciativa Roteiros Geo-Turísticos, um projeto de extensão da UFPA que, há 14 anos, leva pessoas por locais que são patrimônios materiais e imateriais da capital.
Coordenado pela professora Maria Goretti, da Faculdade de Geografia, o projeto tem inscrições gratuitas para este domingo (27), com um roteiro que passará por locais importantes do bairro Umarizal.
VEJA MAIS:
A coordenadora ressalta que, diferente do que se imagina, a maior parte do público do Roteiros Geo-Turísticos é formada por moradores de Belém, que têm interesse em conhecer mais sobre a história e geografia da cidade.
“Ao longo desses 14 anos, cerca de 10 mil pessoas já participaram, e eu posso dizer que a maior parte do público é composta por moradores de Belém, cerca de 95%. O turista participa, mas é uma quantidade pequena. Quem mais vai são as pessoas da cidade, que têm curiosidade sobre a história e a geografia da capital, porque, em todos os roteiros, sempre há algo interessante para descobrir”, afirma Goretti.
Segundo a professora, o Roteiro Geo-Turístico tem a importante função de educar os moradores de Belém sobre a sua própria história, tornando o conhecimento uma ferramenta de defesa dos patrimônios que fazem parte da identidade da cidade.
“O roteiro é de extrema importância, porque precisamos conhecer nossa história, geografia e cultura. Só conhecendo nossa história podemos valorizar a cidade e defender o nosso patrimônio. E a gente só pode defender o que conhece. E, em ano de COP 30, isso se torna ainda mais relevante, pois vários projetos estão sendo implantados na cidade. Estamos preparando um roteiro específico sobre a COP, que será oferecido a partir de agosto”, conclui a coordenadora.
As inscrições para o Roteiro Geo-Turístico pelo bairro do Umarizal devem ser feitas pela internet, por meio de preenchimento de formulário. Mais informações sobre novos roteiros podem ser acessadas pela página do Facebook ‘Roteiros Geo-Turísticos II’.