MENU

BUSCA

Além de Roberto Guilherme: Veja quem já morreu de 'Os Trapalhões'

Roberto interpretava o personagem Sargento Pincel no programa

Painah Silva

Conhecido por seu papel como Sargento Pincel em "Os Trapalhões", Roberto Guilherme, de 84 anos, morreu nesta quinta-feira (10). O ator estava internado em uma clínica, no Rio de Janeiro. Guilherme lutava contra um câncer há alguns anos.

VEJA MAIS

Morre o ator Roberto Guilherme, o ‘Sargento Pincel’ de ‘Os Trapalhões’; causa da morte foi câncer
A notícia foi confirmada nesta quinta-feira (10) pela família do humorista

Artistas que morreram em 2022: lista inclui nomes como Gal Costa, Elza Soares e Paulinha Abelha
O ano de 2022 está sendo marcado pela perda de diversos artistas; confira quais são

Roberto trabalhou em diversos programas humorísticos, mas foi ao lado de Renato Aragão, o Didi; Dedé Santana; Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum; e Mauro Gonçalves, conhecido como Zacarias, que o ator ganhou notoriedade. 

"Os Trapalhões" surgiu em 1966, com um outro nome, e ficou no ar até 1995, como um típico programa humorístico que começou a ser apresentado na antiga TV Tupi. A produção inicialmente era feita ao vivo e tinha 3 horas de duração

O sucesso do programa foi tamanho que consagrou os atores, antes desconhecidos do grande público. Assim como Roberto Guilherme, outras foram as personalidades que faziam parte do elenco do programa e faleceram

Veja os ex-participantes de "Os Trapalhões" que já morreram

Roberto Guilherme

image Sargento Pincel (reprodução/TV Globo)

Como Sargento Pincel, Roberto contracenava com o personagem Soldado 49, interpretado por Renato Aragão. A cabeça raspada, surgiu no programa, com o ator tendo os cabelos raspados em uma esquete humorística.

Nascido em Ladário, Mato Grosso do Sul, aos 8 anos se mudou para o Rio de Janeiro e enquanto estava no Exército, ele escreveu uma peça de teatro amador. Em 1963, conheceu Renato Aragão e depois passou a fazer parte do elenco de "Adoráveis Trapalhões", que tinha como atores principais Didi, Ted Boy Marino, Ivon Cury e Wanderley Cardoso. 

O ator estava fazendo tratamento contra um câncer e estava na segunda fase da quimioterapia contra a doença.

Antônio Carlos Bernardes Gomes (Mussum)

image Mussum (reprodução/TV Globo)

Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, era humorista, ator, músico, cantor e compositor brasileiro, e nasceu em 1941. Durante alguns anos serviu na Força Aérea Brasileira e somente após esse período é que ele iniciou a carreira artística, tocando em um grupo de samba. 

Na TV, o carioca começou se apresentando em 1966, mas foi somente em 1969 que o diretor de "Os Trapalhões" o chamou para compor o elenco do programa

O artista faleceu em 1994, aos 53 anos, vítima de complicações após um transplante de coração. O corpo foi sepultado em São Paulo.

Mauro Faccio Gonçalves (Zacarias)

image Zacarias (Reprodução / Facebook)

Conhecido como Zacarias, Mauro foi um ator, humorista e locutor de rádio. Nascido em Minas Gerais, em 1934, o ator nasceu em uma família humilde no interior do estado e antes de se tornar famoso trabalhou como vendedor de sapatos e em uma fábrica de café

Ainda em Minas, foi considerado o melhor comediante de rádio, entre 1960 e 1963. Ao perceber o talento do mineiro, o diretor Wilton Franco o convidou, em 1963, para trabalhar na TV Excelsior do Rio de Janeiro. Com o sucesso, Renato Aragão o convidou para participar de "Os Trapalhões". 

No final dos anos 80, Mauro decidiu iniciar uma dieta a base de remédios e conseguiu perder cerca de 20 quilos. Porém, o que ele não esperava eram as consequências negativas que isso trouxe para o seu corpo. Faleceu em 18 de março de 1990, aos 56 anos, de insuficiência respiratória.

(*Estagiária Painah Silva, sob supervisão do Coordenador de Conteúdo de Cultura, Abílio Dantas)

Cultura