MENU

BUSCA

Restaurante criado por Jamie Oliver para treinar desempregados fecha as portas

Fifteen Cornwall abriu no sudoeste da Inglaterra em 2006, quatro anos depois do chef fundar seu primeiro restaurante

Reuters

Um restaurante criado pelo chef britânico Jamie Oliver para treinar jovens desempregados como chefs fechou depois de 13 anos devido à concorrência acirrada.

O Fifteen Cornwall, que foi montado como uma empresa social que buscar fazer o bem, e não somente lucrar, disse em um comunicado que está conversando com parceiros para encontrar uma maneira de continuar apoiando as pessoas que integram seu programa de treinamento.

"Lamento profundamente o sofrimento, a perda e a aflição que este anúncio sem dúvida causará", disse Matthew Thomson, executivo-chefe da Cornwall Food Foundation, a instituição de caridade que administrava o restaurante, no comunicado de quinta-feira (12).

O Fifteen Cornwall abriu no sudoeste da Inglaterra em 2006, quatro anos depois de Oliver fundar seu primeiro restaurante, Fifteen London, com um documentário de grande repercussão que registrou os altos e baixos do empreendimento.

O modelo de contratar e treinar pessoas desfavorecidas normalmente excluídas da força de trabalho foi copiado por muitas outras empresas sociais desde então e solucionou diversos problemas, da falta de moradia à fome.

Dois outros restaurantes Fifteen foram abertos em Amsterdã e em Melbourne, mas ambos já fecharam.

Cultura