Representantes do Arquivo Público do Pará e Amazonas debatem gestão e desafios para o futuro
5ª Semana Nacional do Arquivo Público reforça a significância dos arquivos no fortalecimento da responsabilidade e da transparência governamental
Hoje é celebrado o dia internacional dos arquivos. Por isso, instituições arquivísticas do Brasil realizam uma semana especial com programações voltadas para discutir a importância dessas organizações para a memória documental e histórica. O Arquivo Público do Estado do Pará (APEP) promove uma série de atividades com palestras e lives, no período de 08 e 10 junho, por meio do canal da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) no YouTube.
O principal objetivo da semana é abordar a significância dos arquivos no fortalecimento da responsabilidade e da transparência governamental. O diretor do Arquivo Público, Leonardo Torii, explica sobre o evento. “Dentro dessa temática, serão trabalhadas reflexões sobre como o trabalho em rede, a colaboração e o apoio de outras áreas ajudam a capacitar as instituições arquivísticas e seus profissionais para o alcance de suas metas e objetivos, ao mesmo tempo em que possibilitam que outros setores e o público em geral compreendam melhor o trabalho desenvolvido”.
No evento de hoje, a diretora de Gestão de Logística da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), Íris Negrão, fará um bate-papo sobre um dos grandes cases do Governo do Estado do Pará, o Processo Administrativo Eletrônico (PAE). O PAE é uma ferramenta de produção, tramitação e arquivamento de documentos produzidos em meio digital.
Já no dia 10 de junho, pela primeira vez, os representantes dos Arquivos Públicos dos Estados do Pará e do Amazonas estarão juntos em um bate-papo para o grande público sobre a história, gestão e desafios dessas duas instituições arquivísticas que são as mais antigas da Amazônia. Leonardo afirma que a intenção da parceria é criar laços com a história. "Essa conversa institucional visa mostrar a realidade de cada um com sua história, o acervo, a gestão, os projetos, os desafios. A intenção é firmar laços de afinidade entre os dois órgãos de memória. E por meio do relato de experiências, pontuar traços em comum ou compartilhar conhecimentos", destaca o diretor.
O diretor do Arquivo Público do Estado de Manaus reafirma a importância dessa discussão em tempos de pandemia. "Nós recebemos com muita alegria e entusiasmo o convite para participarmos desse evento, afinal é um momento oportuno pra discutir nossas realidades, a gestão de documentos, a função da memória então é válido a gente começar a abordar essas questões. São duas instituições centenárias, Pará e Amazonas. Nesse momento de pandemia com vários problemas de âmbito nacional acontecendo, é preciso a gente mostrar nossa importância na contemporaneidade e já visar os caminhos para os desafios que podemos encontrar no futuro", ressaltou o diretor do Amazonas.