MENU

BUSCA

Renato Gusmão lança novo livro: 'Itinerário'

O poeta e compositor envereda entre poemas de amor e reflexões ácidas.

Enize Vidigal, O Liberal

O poeta e compositor paraense Renato Gusmão lança o novo livro “Itinerário” (Mezanino Editorial) nesta sexta-feira, 11. Com uma abordagem distinta dos quatro livros anteriores do artista, “Itinerário” revela a poesia trançada à visão política do autor, que se apresenta menos lírico e mais ‘artivista’. A nova obra expõe uma análise ácida da realidade nacional. O prefácio é assinado por João de Jesus Paes Loureiro.

O lançamento com sessão de autógrafos será no espaço cultural da Barbearia Mr. Gusmão (Tv. Djalma Dutra, 500, com Rua Municipalidade) em meio a um show de pop rock e blues de Val Fonseca (vocal e gaita) e Vinicius Leite (violão), que acontecerá das 18h às 22h.

“É o melhor livro da minha vida. É totalmente diferente dos livros anteriores com uma poesia contundente. É o (livro) mais maduro da minha carreira, mas também traz poemas de amor e sobre os lugares por onde passei na América Latina, Europa, outros estados brasileiros e pelo interior do Pará”, afirma Renato Gusmão, revelando o Itinerário que justifica o nome da obra.

Ao longo de 197 páginas, o livro também apresenta narrações em prosa que mencionam o passado da ditadura militar, que o autor vivenciou na juventude, como as situações de liberdade vigiada e dificuldade de acesso à informação, também se remontam à crise política e social da atualidade.

A capa se reporta a um bairro de Alfama, em Lisboa, com uma fotografia do Marcílio Caldas Costa e edição de Andrea Pinheiro. A exemplo de algumas experiências anteriores do autor, a publicação de “Itinerário” em versão impressa foi realizada por meio de financiamento coletivo.

Entre as canções do show, Val Fonseca vai apresentar um show com músicas nacionais e internacionais na gaita. O repertório vai incluir duas músicas de Renato em parceria com o músico Marcius Cabral, “Mr. Cricket” e “Pátria Mãe”.

Literatura e música

Renato Gusmão também é autor de “Palavras no tempo” (2002), “Café com angu- Crônicas e outros poemas” (2007), “Barulhentos Caudalosos” (2016) – este, foi lançado em Belém e também em Lisboa – e “Encharcado” (2018). Renato também é autor de um projeto chamado “Cor da Pátria”, que há 28 anos transforma poesias em músicas.

Entre as composições e parcerias da trajetória de Renato Gusmão estão as faixas “Negra soberana” com Ziza Padilha, “Modelo Chanel” com Paulinho Moura e Camilo Delduque, “Iluminado” com Nilson Chaves e “Dois zens” com Vital Lima (vencedora da 1ª Bienal de Música de Belém), entre outras.

Cultura