Renato Aragão, o eterno Didi, comemora 90 anos com tributo especial na TV e reconhecimento de fãs
Humor universal e simples de Renato Aragão fez com que seu sucesso atravessasse várias gerações
O ator e humorista Renato Aragão completa 90 anos nesta segunda-feira (13/01), e sua trajetória continua viva na memória de muitos fãs brasileiros que cresceram rindo com as histórias de Didi Mocó. Conhecido por suas piadas inusitadas e carisma único, Didi se tornou um dos personagens mais queridos da história da televisão brasileira, conquistando o público ao longo de décadas.
VEJA MAIS
Fundador do grupo ‘Os Trapalhões’ em 74, ao lado de Dedé Santana, Mussum e Zacarias, Renato Aragão protagonizou um dos grupos humorísticos mais marcantes da TV. A atração, que ficou no ar por 30 anos, garantiu um lugar no Guinness Book como o programa de comédia de maior duração na televisão brasileira.
Mesmo após o fim de ‘Os Trapalhões’, Renato continuou inovando. Em 98, lançou o programa ‘A Turma do Didi’, na TV Globo, que manteve viva a essência de seu humor até 2010. O sucesso se estendeu com ‘Aventuras do Didi’, conquistando novas gerações até 2013.
Para Adrian Nascimento, comediante paraense, o trabalho de Renato Aragão foi uma de suas primeiras influências no humor. "Eu assistia muito na infância a Turma do Didi e Os Trapalhões. Era muito divertido, nós tínhamos DVDs porque não era da época que ainda passava na TV. Assistíamos em família, eu e meus irmãos, sempre ríamos muito", relembrou Adrian.
Ele destaca o sentimento nostálgico que ainda sente ao assistir a esquetes do grupo no YouTube. "Foi uma das minhas primeiras influências para fazer as pessoas rirem", acrescentou comediante.
Adrian ressalta que uma das lições aprendidas com Renato Aragão é que o humor pode ser universal e simples. "Um palhaço caindo e se metendo em trapalhadas é sempre muito divertido. Ele tinha uma pureza e ingenuidade, algo que influencia muito até hoje. Para fazer comédia é preciso virar a lógica do avesso e distorcer a realidade de um jeito que todos riam, não importa a idade", analisou.
O comediante também aponta a habilidade única de Renato em mesclar inocência com esperteza. "O Didi tinha essa característica de ser ingênuo, mas esperto o suficiente para sair de conflitos. Isso o transformou em um personagem icônico, um verdadeiro herói do humor nacional", explicou.
Para Adrian, o grande legado de Renato Aragão foi sua capacidade de unir gerações por meio do humor. "Ele fazia a avó, o pai e o neto rirem da mesma piada, algo raro hoje em dia. O Didi também inspirou muita gente, mostrando que o humor, mesmo o mais simples, pode ser gigante se for bem feito", afirmou.
Tributo e homenagens
No último domingo (12/01), o longa-metragem ‘Simão, o Fantasma Trapalhão’ chegou ao catálogo do Globoplay para alegrar os fãs de Didi. Nesta segunda-feira, o filme será exibido na Sessão da Tarde.
O longa conta história de um milionário que compra um castelo assombrado para passar as férias com os netos. No entanto, Didi (Renato Aragão) e Dedé Santana não ficam nada satisfeitos com a ideia, já que o local é habitado pelo fantasma Simão, que vive ali há dois séculos. Para se libertar, Simão precisa que alguém encontre um tesouro escondido.
Já na quarta-feira (15/10) a Globo exibe um tributo especial, por volta das 23h10, logo após o BBB 25, celebrando os 90 anos do comediante.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA