Projeto que une economia criativa e acesso à cultura chega à Redenção
Iniciativa já formou turmas de artesãos em biojoias em quatro municípios do sudeste paraense
O município de Redenção, no sul do Pará, localizado a 535 quilômetros de Marabá, é a quinta parada do Festival #Partiu – Economia Criativa & Música da Amazônia. A equipe do projeto itinerante está na cidade e, desde ontem (21), realiza mais uma rodada de oficinas criativas, com aulas ministradas na Faculdade Fael, até a próxima quarta-feira (23).
Ministradas em parceria com as artesãs da Associação Preciosa Amazônia, de Parauapebas, as oficinas irão abordar tipos de sementes e materiais, seleção, tratamento, manipulação e criação de biojoias. As oficinas são gratuitas e ocorrem sempre de 18h às 22h. Já na quinta-feira (24), as peças produzidas serão exibidas em uma Feira Criativa, realizada na Praça de Eventos, que também recebe show do artista local Lucas Souto. Todas as informações estão disponíveis @festivalpartiu, perfil do projeto no Instagram.
A artesã Maísa Aragão foi aluna das oficinas em Parauapebas e já vislumbra o incremento de renda que virá das biojoias. “Eu faço acessórios pra cabelo. Laços, tiaras, adornos... e as biojoias pra mim vão ajudar a atingir outro público. Eu já esperava por uma oficina como essa há muito tempo. Agora, vou poder aumentar minhas vendas, com certeza”, projeta.
Itair Rodrigues, produtor executivo do projeto, avalia que as oficinas têm atingido a um público variado nas cidades por onde o festival passou. “Estivemos em Jacundá, Água Azul do Norte, Parauapebas e Curionópolis. Em todos esses municípios, o que vimos foi a grande aceitação do público pelo conhecimento na produção de biojoias. Já passaram muitas mulheres, mas também homens pelas aulas. Gente de todas as idades e em qualquer nível de escolaridade. E o resultado das aulas é sempre muito diferente e interessante a cada etapa do projeto”, conta.
O Festival #Partiu - Música da Amazônia & Economia Criativa oferece oportunidade de geração de renda e acesso a arte e cultura às comunidades dos municípios por onde passa. O projeto teve início em setembro e, até novembro, passará também por Redenção e Marabá, onde encerra suas atividades. O Festival é um projeto marabaense, assinado pela produtora cultural Ita do Norte Produções, que realiza a programação. O evento itinerante tem patrocínio da Equatorial Energia, por meio do Programa Semear, e apoio institucional da Fundação Cultural do Estado do Pará e do Governo do Pará.
Caravana E+ Geladeira Nova
Equipes da Equatorial Energia também estão na Praça de Eventos em uma ação da Caravana E+ Geladeira Nova. A empresa recebe consumidores para renegociação de dívidas, cadastramento em tarifa social, substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, além de cadastrar clientes para o sorteio de 40 geladeiras novas. Esses serviços estão disponíveis de segunda a quarta-feira, em horário comercial. E, na quinta-feira, de 8h às 12h.