Projeto literário da UFPA valoriza poesia de mulheres negras em sarau
Na programação, serão apresentados os livros 'A Fúria da Beleza', de Elisa Lucinda e 'Entre o Ser e o Amar', de Odete Semedo
O "Xirê da Leitura: Mulheres Negras Grafando Memórias em Letras de Poesia", projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA) - contemplado pelo Edital Pibex/Proex/UFPA - 2019 - realiza o 4º Xirê Literário no dia 18 de outubro, das 19h às 21h, na Livraria Ifá – Casa do Saber. A iniciativa visa valorizar a produção literária de poesia de mulheres negras.
Na programação, serão apresentados os livros "A Fúria da Beleza", de Elisa Lucinda (Brasil) e "Entre o Ser e o Amar", de Odete Semedo (Guiné-Bissau). Os poemas serão declamados pela graduada em Comunicação Social – Jornalismo, cineasta e atriz Joyce Cursino e pela cientista social Hanavalona Fayola.
A ideia é compartilhar poesias escritas por mulheres negras, brasileiras e estrangeiras, como forma de incentivar um espaço de fala e escuta com protagonismo artístico negro. Para isso, são realizados saraus literários mensalmente, durante os quais são lidas autoras como Cidinha da Silva, Roberta Tavares, May Ayim, Odete Semedo, Elisa Lucinda, Angèle Bassolé Ouédraogo, Noémia de Sousa, Tatiana Nascimento, Cristiane Sobral, luZgomeS, entre outras.
O programa adota os princípios do Xirê, segundo os quais as palavras se movimentam em círculo, com toda a sua sonoridade. “É inconcebível anular os efeitos nefastos do racismo e do sexismo ditando o que é arte e, acima de tudo, colonizando o nosso olhar e escrita, a ponto de elegermos e reconhecermos ‘intencionalmente’ os corpos brancos como produtores ‘legítimos de arte’”, explica a coordenadora do projeto, a professora doutora Luzia Gomes, docente do curso de Museologia (FAV/ICA/UFPA).
Agende-se
Dia 18, das 19h às 21h
Livraria Ifá — A Casa do Saber (Trav. Barão de Triunfo nº 3174, entre Almirante Barroso e 25 de Setembro)
Entrada franca
Não é necessária a inscrição prévia
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA