CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pintora paraense Dina Oliveira apresenta a Amazônia ‘Visada’ para Belém

Depois de 10 anos, a pintora estreia em uma nova exposição individual com obras inspiradas pelas paisagens e memórias afetivas dos cenários amazônicos

Thainá Dias

A pintora paraense Dina Oliveira apresenta na capital paraense a exposição “Visada”, com cerca de 30 pinturas, entre obras inéditas e antigas. A mostra será aberta a partir da próxima sexta-feira, 29, no Espaço Cultural Silveira Athias. A partir de um ponto de vista amazônico, a pintora e desenhista traz em suas obras as cores, paisagens, detalhes e texturas inspiradas em cenários como rios, praias, florestas e manifestações culturais do norte brasileiro, especialmente das regiões de Belém e do Baixo Amazonas.

VEJA MAIS

image Harry Potter: mundo mágico pode ser conferido de forma gratuita
Fãs do bruxinho podem conhecer algumas referências da saga em exposição.

image Exposição fotográfica “Para além das margens” chega à Canaã dos Carajás
A mostra reúne obras de grandes nomes da fotografia nacional e internacional, que fazem um panorama sobre a relação entre comunidades e as paisagens em que estão inseridas

image Artistas renomados expõem com curadoria de estudantes
Alunos de graduação em Artes Visuais da Unifesspa definem nova exposição no Sesc, aberta até 28 de julho

A exposição se destaca como a primeira individual da artista em 10 anos. A coleção tem ainda quadros que chegam ao público pela primeira vez. Dina afirmou que o contraste dos trabalhos antigos e novos é intencional, assim como o título dúbio da mostra. “Eu acho que essa exposição é lírica até, porque nela eu vejo a Amazônia afetivamente, não consigo ver essa Amazônia de verdade, com tantas mazelas e tantos descuidos”, iniciou. A artista destacou que vê o lado emocional e quase que o desejo de salvação da terra. “Chama-se ‘Visada’ porque tem a ver com a minha observação e memória afetiva, mas a gente sabe que essa terra também é visada pela sua imensidão, que tem muita riqueza, mas também tem muita injustiça social”, explicou.

A relação entre as obras da exposição, segundo a pintora, é de contraste entre o cenário completo e panorâmico, retratado em telas menores, e o detalhe desses cenários, visto de perto em telas maiores. “Eu acho que o trabalho só se completa quando o outro vê, né? A gente faz um caminho de produção, depois de crítica, análise do trabalho e depois leva a público. É esse público que devolve a energia gasta, é um ciclo alimentador. É o que eu ganho no final, a expressão das pessoas sobre o trabalho em si”, declarou a artista.

Dina Oliveira é paraense, filha de pai obidense, e trabalha ainda como professora universitária. Para ela, que sempre pintou em casa, o contato com a nova geração inspira a viver o tempo atual e não ficar presa ao passado. “Eu acho que ser professor da universidade é um negócio revigorante. A gente convive com um público muito diverso e inovador. Sempre gosto de pensar que o nosso tempo é hoje. Então, a gente aprende muito com o novo tempo e os novos alunos que a cada ano chegam”, concluiu a artista.

image Dina Oliveira apresenta a exposição "Visada" (Divulgação)

 

Agende-se

Exposição “Visada”, de Dina Oliveira

Vernissage para convidados: 28/09, a partir das 18h

Visitação aberta ao público: de 29/09 a 01/11, das 9h às 17h, mediante agendamento.

Hora: 9h às 17h, mediante agendamento

Local: Espaço Cultural Silveira Athias (Av. Alcindo Cacela, 1858 - Nazaré, Belém. Entre as avenidas Magalhães Barata e Gentil Bittencourt)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA