CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Peça teatral e musical leva emoção para o Teatro Gasômetro neste final de semana em Belém

Dirigido por Gabriel Villela, a peça gratuita ‘Cordel Do Amor Sem Fim ou a Flor do Chico’ promete uma montanha-russa de emoções para a plateia paraense

Bruno Menezes | Especial para O Liberal
fonte

Um espetáculo que promete fazer o público de Belém chorar, rir e se emocionar. Neste sábado (10) estreia no Teatro Estação Gasômetro a peça ‘Cordel Do Amor Sem Fim ou a Flor do Chico’, uma narrativa musical que irá contar a história de três irmãs e a mudança inesperada de uma paixão, às vésperas do noivado da mais nova das moças.

Dirigido por Gabriel Villela, um dos diretores mais conceituados em espetáculos de teatro no Brasil, a apresentação é realizada pelo grupo ‘Os Geraldos’, de Campinas, São Paulo, que está em turnê e encena pela primeira vez em Belém. O evento é gratuito e acontece em duas sessões: no sábado (10), às 20h e no domingo (11), às 19h.

Produtor e intérprete no espetáculo, Gileade Renan Batista, conta que a história encanta por ser uma espécie de ‘Romeu e Julieta ribeirinho’, com uma estética barroca mineira e reviravoltas surpreendentes.

“O espetáculo conta a história de três irmãs e uma delas, a mais nova, Tereza, que está prometida pra casar, mas ela conhece um rapaz e no dia do casamento decide romper o casamento. O espetáculo fala muito sobre a espera, a espera de um amor que nunca volta e de o quanto o amor é capaz de esperar, porque na trama cada uma das três irmãs espera por alguma coisa”, explica o ator.

A encenação é permeada constantemente pela música, que surge em momentos marcantes da narrativa. Gileade cantará algumas dessas canções, junto com o coro do grupo de teatro.

‘O gênero da peça é uma narrativa musical, então tem um pouco de humor, da tragédia da própria história que é contada, então o Gabriel teve a brilhante ideia de colocar músicas de Caetano Veloso, Maria Bethânia, ‘Pavão Misterioso’, ‘Cabocla Tereza’, ‘É o Amor’, então a música permeia os acontecimentos da narrativa, que tem um narrador responsável por contar essa história”, acrescenta o cantor.

image A música permeia diversos momentos especiais da apresentação (Foto: João Caldas)

Para cantar e encantar a plateia, foi necessária uma preparação vocal especial dos intérpretes, que foi realizada pela professora de canto Babaya Morais, uma das mais experientes profissionais do ramo, que já trabalhou com nomes como Flávio Venturini, Maitê Proença, e Cauã Raymond.

“Fizemos um trabalho intenso para fortalecimento das cordas vocais, para que o teatro popular chegasse ao público com potência e com dramaticidade”, salienta Gileade.

E por falar em dramaticidade, o ator expressa que a recepção da plateia tem sido a melhor possível. Ele destaca que nas apresentações, o público se mostra sempre muito emocionado e com vontade de interagir a cada momento.

Emoção à flor da pele 

“Quando a gente tá na última música, a gente ouve um ‘Nossa Senhora’, ‘Meu Deus’, é uma montanha russa de emoções, porque o espetáculo é muito intenso, é um espetáculo que enche os olhos do público e a gente vê a plateia chorando com as músicas. As pessoas cantam junto, batem palmas, todos querendo interagir de alguma maneira e no final, com a última música, tem a catarse coletiva, tanto da nossa parte como da plateia, é como se fosse um arrebatamento, a plateia fica em transe, em choque”, relata o ator.

Em sua primeira vez em Belém, Gileade confessa que está muito ansioso para as apresentações, pelo fato de estar encantado com a cidade e a energia sentida por cada local que conheceu da capital.

“Eu tenho sentido até dificuldade pra dormir, primeiro porque a cidade é incrível, os pontos turísticos, estamos deslumbrados, desde o artesanato, a cultura, as ilhas, os mercados, a estação das docas, neste momento estamos conhecendo a região, divulgando o nosso trabalho para encher o teatro gasômetro. O teatro é muito bonito, com árvores em volta, então a nossa expectativa é alta porque queremos receber vocês bem e quanto eu imagino o público entrando no teatro eu sinto que ali é a minha casa, mesmo que por dois dias, mas nós, enquanto grupo ‘Geraldos’, queremos que o público seja um pouco da gente nesses dois dias”, conclui o ator.

Serviço:

Espetáculo ‘Cordel Do Amor Sem Fim ou a Flor do Chico’

Data: 10 e 11 de agosto

Horário: 10 de agosto: 20h/11 de agosto: 19h

Local: Teatro Gasômetro, Av. Gov Magalhães Barata São Brás

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA