Parteiras das Ilhas de Belém são protagonistas do teaser do documentário que será lançado em 2025

A edição do curta-documentário será finalizado em fevereiro deste ano e contará com uma série de exibições

Amanda Martins
fonte

Nesta segunda-feira (20/01), data em que se celebra o Dia Nacional da Parteira Tradicional, foi lançado o teaser do curta-documentárioOuitê Ir’rapê: Parteiras das Ilhas”. O projeto, resultado de pesquisa e dedicação ao longo de 2024 da equipe, será exibido em 2025 e tem como protagonistas cinco parteiras da região de Belém: Ginoca, da Ilha de Cotijuba, na região do Pirí; Dinoca, parteira e curandeira da Ilha de Caratateua; Conceição, parteira e pajé da Ilha de Cotijuba, na Praia Funda; Lisette, de Icoaraci; e Mariquinha, da Ilha do Combu.

Com exclusividade ao Grupo Liberal, a equipe do curta revelou que a edição deve finalizar no mês fevereiro e será realizado um circuito de exibições, e em seguida, entrará no Youtube

Assista:

O nome “Ouitê Ir’rapê” significa “Mães das Águas” e traduz o objetivo do documentário: destacar as memórias sagradas e ancestrais das parteiras, que dedicaram suas vidas a ajudar mulheres a parir com acolhimento e responsabilidade, mesmo em comunidades frequentemente esquecidas pelo Estado. A obra explora as histórias de vida, trajetórias e os desafios enfrentados por essas mulheres, que fortalecem suas comunidades enquanto preservam práticas viscerais da humanidade.

VEJA MAIS

image Novo filme com Fernanda Montenegro, 'Vitória', divulga fotos e cartaz; veja
Longa conta a história de Joana da Paz, uma moradora do Rio de Janeiro que ajudou a desarticular uma quadrilha de traficantes e policiais corruptos

image Oscar 2025: anúncio dos indicados é adiado mais uma vez; confira a nova data
É a segunda vez que a Academia adia a divulgação dos indicados que concorrem por estatuetas este ano

image Jurado número 2, de Clint Eastwood, quando a incerteza é a lei
Leia o texto do professor e pesquisador Relivaldo Pinho, escrito especialmente para O Liberal.

O curta é uma realização da Maresia Filmes em parceria com @ama.zonida e contou com a direção de Yasmin Alves e Mateus Moura. A pesquisa antropológica foi conduzida por @ginecologianaturalamazonica, e a produção envolveu uma equipe multidisciplinar, incluindo talentos na direção de fotografia, captação de som direto, roteiro e design. Entre os profissionais que contribuíram estão Beatriz Lopes, Rodolfo Mendonça e Isabela do Lago, com trilha sonora original assinada por Mateus Moura e design gráfico desenvolvido por Renata Segtowick.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA