Pássaros Juninos ganham edital da Secretaria de Cultura
Fundação Cultural do Pará também recebe inscrições de projetos até o dia 26
A Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult) vai contemplar 15 propostas para montagem de pássaros juninos que deverão participar da I Mostra Ópera Cabocla: Os Pássaros, que será realizada nos dias 4, 5 e 6 de outubro, no Theatro da Paz. O Edital de Auxílio Montagem Pássaros - 2019 concederá o valor máximo de R$ 7 mil para auxiliar na montagem das apresentações do espetáculo.
Os pássaros juninos são uma das mais tradicionais manifestações populares com cordões e melodramas musicados que reúnem vários mitos amazônicos e contam histórias, a partir de um personagem central: o pássaro. O palco do Theatro da Paz receberá os Pássaros Melodramas Fantasias e no foyer se apresentarão os cordões de pássaros. Os grupos ainda se apresentarão no Programa Território de Paz nas Escolas.
Estão habilitados a concorrer ao Prêmio somente proponentes residentes e domiciliados no Estado do Pará. Nesta limitação, pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, cujas atividades deverão estar relacionadas à Cultura e pessoas físicas (Guardiões de Pássaros), que deverão ser identificados como proponentes. Cada proponente poderá inscrever somente uma proposta.
As inscrições estão abertas até 15 de agosto. Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição, reunir a documentação prevista no edital e entregar na sede da Secult (Av. Governador Magalhães Barata, 830 - São Brás), no horário de 8h às 16h.
O Pássaro Junino não é folclore, é teatro popular musicado, uma manifestação genuinamente paraense, que apresenta duas vertentes: Cordão de Pássaros e Bichos e Pássaro Melodrama Fantasia. É um teatro criado pelo próprio povo, a partir do talento popular dos brincantes e, talvez por este motivo, seja considerado por muitos pesquisadores como a mais importante contribuição paraense para a cultura junina nacional. Não há registros de Pássaros Juninos em outros lugares, e a origem deste tipo de manifestação vem do século XIX.
Fundação Cultural do Pará inscreve até dia 26
E segue para as últimas semanas o prazo para inscrições no Prêmio de Produção e Difusão Artística 2019 da Fundação Cultural do Pará (FCP). Lançado por meio da Diretoria de Artes da FCP, o edital de seleção pública se enquadra na modalidade concurso e é destinado a premiar até 28 projetos artísticos expressivos da cultura paraense, com respeito aos princípios de transparência, impessoalidade e legalidade que regem a administração pública. Os interessados podem inscrever projetos até 26 de julho.
O certame é voltado ao incentivo da produção e difusão artísticas, selecionando projetos apresentados nas linguagens e/ou áreas visual, cênica, musical e design. O objetivo é identificar, valorizar e dar visibilidade às expressões culturais existentes nas diferentes regiões do estado. A seleção busca contemplar a aprovação de projetos inéditos e o equilíbrio da diversidade de linguagens artísticas. O edital completo está disponível no portal fcp.pa.gov.br.
Nesta edição, até 28 trabalhos serão agraciados - com as vagas divididas em: nove para as artes visuais, oito para as artes cênicas, nove para a música e dois para design. Cada premiado recebe R$ 18 mil reais brutos, sujeitos à retenção do imposto de renda. No valor estão inclusos todos os custos de execução do projeto.
Para inscrever sua proposta, o candidato deve preencher digitalmente e assinar os formulários de inscrição e apresentação do projeto anexos ao edital. Eles devem ser entregues em envelope fechado e identificado, contendo ainda cópia simples do documento de identidade, currículo com provas documentais e outras eventuais demandas previstas nas regras do concurso, cabíveis a casos específicos. As inscrições devem ser realizadas presencialmente até o dia 26 de julho na sede da FCP, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h.