MENU

BUSCA

Os Falsos do Carimbó retornam aos palcos com lançamento

O grupo familiar se apresentará hoje, 19, em Belém

Painah Silva

O lançamento do single ‘De cima do Rio Maguari’ marca o retorno da carreira musical do grupo Os Falsos do Carimbó. A música autoral, composta por Melk Moraes, traz para o público a história de vida do grupo fundado por Hugo Caetano, Melk e Lucas Di Freitas. A vida em meio à violência vivida nos anos 90 os fez se mudarem do bairro natal, indo em busca de melhores condições de vida na ilha de Caratateua. Essas experiências estão presentes na canção. “Minha mãe fugia da violência que era Icoaraci, na década de 90, com as gangues urbanas e procurou um lugar mais tranquilo pra criar ‘nós’, mas nossa família continuou em Icoaraci, tanto a materna quanto a paterna. Então, nesses vinte e poucos anos a gente ficou nessa travessia por cima do rio maguari que divide as duas localidades por onde a gente construiu nossa vida. Na música diz que além de dividir Icoaraci, de Outeiro, o Rio Maguari divide também nossos corações metade pra um lado mete pro outro”, conta o tocador Hugo.

Hugo Caetano, que também é compositor, diz que junto com irmão e o primo eles começaram a se apresentar nas ruas de Outeiro. As apresentações misturavam carimbó e poesia e eram levadas para os transportes públicos e pontos turísticos da cidade, incluindo o Ver-o-Peso e a Praça da República. Na época, eles não tinham a pretensão de criar o grupo pois já tocavam individualmente em grupos tradicionais de carimbo. “A gente só queria levar para casa o ‘dicomê’ e fazia esse corre quase que diariamente, até que um dia, por brincadeira, fomos batizados de ‘Os Falsos do Carimbó’, uma referência a outro grupo que, assim como nós, trabalhavam na rua. Eram ‘Os Originais do Ver-o-Peso’”, afirma Hugo.

Foi no nome, pouco comum, que eles encontravam a oportunidade para abrigar as composições autorais e experimentações musicais que aprenderam na vila de Icoaraci. Em 2019, estrearam como banda base da ‘Cuité Marambaia & Os Falsos do Carimbó’.

Com os projetos para lançar discos, o grupo precisou adiar os planos devido à crise sanitária da Covid-19, e encontraram no futebol uma alternativa de diversão durante esse momento. Em conjunto com outras bandas de Icoaraci, eles formaram a ‘Liga Torta de Futebol de Bandas de Icoaraci’, que servia como opção para divertimento em meio a situação. “A gente se fortalecia enquanto ser humano, por isso passamos a nos denominar como jogadores profissionais e músicos amadores para chamar a atenção para o futebol e a pratica esportiva na construção da cidadania e no aumento da qualidade de vida”, afirma Caetano.

Hugo faz um convite ao público para conferir o show de lançamento do grupo, que acontecerá no Espaço Cultural Apoena, neste sábado, 19. “O público que for sentirá o carimbó urbano dos falsos e a verdade desse grupo”, conta ele.

(Estagiária Painah Silva, sob supervisão da Coordenadora de Conteúdo de Cultura, Sonia Ferro)

 

Cultura