Obra de Sebastião Tapajós deve virar patrimônio cultural do Estado

A Alepa aprovou, nesta terça, o projeto de lei reconhecendo a importância cultural do trabalho do músico paraense. Matéria segue agora para sanção

O Liberal
fonte

Projeto de Lei aprovado na manhã desta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), declara a obra musical do paraense Sebastião Pena Marcião, o Sebastião Tapajós, integrante do Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado. O artista nasceu em Alenquer, mas adotou Santarém como sua cidade e incorporou o rio Tapajós ao nome artístico. Com mais de 50 álbuns próprios e nome em muitas outras compilações, ficou reconhecido internacionalmente e participou de gravações e premiações na Europa e América Latina.

VEJA MAIS

image Fortes chuvas ameaçam a estrutura da casa onde fica o acervo de Sebastião Tapajós; veja
Segundo a viúva do músico, Tânia Marcião, a construção de um muro feita por um vizinho teria contribuído para o agravamento do problema

image Obra de Sebastião Tapajós é declarada patrimônio cultural e imaterial de Santarém
O violinista, consagrado no Brasil, morreu em outubro deste ano

image Paraenses lamentaram a perda de grandes nomes das artes em 2021
Sebastião Tapajós, Vicente Cecim, Henrique da Paz e Zecão foram alguns dos artistas que nos deixaram este ano

Na justificativa do projeto, a deputada estadual Dilvanda Faro (PT), que propôs o reconhecimento, fez um resumo da vida artística de Sebastião Tapajós, desde o seu primeiro disco, em 1967, passando pelo período de estudos na Europa e turnês ao lado de Paulinho da Viola e Maria Bethânia, além das gravações no exterior e com diversos artistas locais e de fora do Estado.

O violinista morreu no dia 02 de outubro de 2021, aos 79 anos, vítima de um infarto agudo do miocárdio. Dilvanda ressaltou que ele deixou um legado à cultura do Brasil e do mundo, levando a Amazônia para todos os lugares por onde passou.

image Ufopa inaugura novo prédio e homenageia Sebastião Tapajós
O prédio vai abrigar unidades administrativas e acadêmicas

image Música paraense de luto por Sebastião Tapajós

 “Este projeto de lei tem como objetivo reconhecer e dar o devido valor para a herança da arte do violonista para o Estado do Pará e o mundo. É mais proteção, reconhecimento e zelo pelo enorme legado artístico e cultural deixado por Sebastião Tapajós. Um patrimônio cultural que deve ser conhecido pelas próximas gerações e que certamente dará sua contribuição ao meio acadêmico e a futuros músicos, que terão em Tapajós sua maior inspiração”, justificou Dilvanda.

A matéria precisa agora ser sancionada pelo governador Helder Barbalho para virar Lei.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA