O Liberal vai publicar aos sábados ilustrações de Círio para colorir

Artistas paraenses vão homenagear a padroeira presenteando os leitores do jornal ao longo do mês de outubro

Lucas Costa

Toda a arte que inspira os artistas paraenses a homenagear Nossa Senhora de Nazaré no período do Círio todos os anos, agora poderá ser experienciada por todos. A partir de sábado, 2, durante todo o mês de outubro o caderno Cultura de O Liberal vai publicar em suas edições de sábado uma ilustração exclusiva, feita por um ilustrador paraense, sempre relacionada ao Círio de Nazaré. A novidade é que o público de casa também poderá dar uma de artista, já que além da versão completa, as ilustrações também serão publicadas em uma versão para colorir.

Quem inaugura a série neste primeiro sábado é o ilustrador Maciste Costa, com um desenho inspirado em um personagem essencial durante as procissões do Círio de Nazaré: o vendedor de fitas. O ilustrador não esconde a felicidade em participar do projeto, e destaca a importância de espaços como este.

“Quando esses espaços são criados, criam visibilidade para o nosso trabalho. São muito importantes, pois as vezes quando estamos aqui no nosso exílio, em nossa produção, nos falta esse espaço. Por conta da pandemia que está aí, fecharam-se muitas portas e ficamos em uma situação muito complicada”, conta Maciste.

Além de homenagear o período em que os paraenses se reúnem para saudar sua padroeira, a iniciativa de O Liberal também cria um espaço para difusão de trabalhos de ilustradores do estado, promovendo suas diferentes identidades traduzidas em sua arte.

“Nós [ilustradores] só temos a agradecer. Eu como ilustrador já estou nessa estrada a muitos  anos e a gente realmente só tem a agradecer a esse espaço que estão criando, e podemos somar com nossa força produtiva”, diz Maciste, que também torce para que iniciativas como esta sejam cada vez mais comuns.

“É uma iniciativa belíssima, e a partir daí devem nascer outros frutos. Que não fique só no Círio, mas que essa iniciativa se estenda a outros eventos de renome aqui do estado, para que  a gente tenha um cronograma, e isso é legal porque a gente não para”, avalia o ilustrador

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA