CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Série criada por técnico de celulares alerta sobre o uso excessivo por crianças

'Fabinho' é o personagem das histórias, que são escritas e desenhadas por Fábio Costa

Lucas Costa
fonte

O uso de celulares de forma desenfreada por crianças é tema recorrente em debates sobre hábitos saudáveis e tecnologia. Isto foi o que motivou o técnico em celulares Fábio Costa a criar uma série de quadrinhos que alertam sobre o uso excessivo do aparelho celular pelos menores.

“Fabinho” é o personagem das histórias, que são escritas e desenhadas pelo próprio Fábio. Os traços são de caneta esferográfica, coloridos a lápis de cor; tudo de forma simples, mas com o objetivo de estimular debates entre pais e filhos sobre celular.

Fabinho já tem mais de 30 quadrinhos. Por enquanto, a plataforma principal das histórias é o perfil pessoal de Fábio no Facebook, mas o plano é levar as mensagens cada vez mais longe. “O Fabinho sou eu na infância, e como o mundo virtual cresceu bastante, eu o criei. Ele é um garoto que está preso no mundo virtual e estava entrando em um quadro depressivo. Ele fica mais feliz na vida virtual que na própria vida de hoje”, explica Fábio sobre o personagem.

Ele destaca ainda que algumas de suas tirinhas são reflexos de sua própria vida. Ao mostrar para sua filha uma história em que Fabinho dormia na sala de aula, por conta do uso excessivo do celular, ele se assustou com a reação. “Ela viu e falou ‘esse Fabinho tem a ver comigo’. Eu perguntei o motivo, e ela disse que dorme no colégio. Eu não sabia disso, porque ela está com o celular antenada o tempo todo”, relembra.

Este é justamente o desejo de Fábio com o trabalho: estimular o debate entre pais e filhos. Dessa forma, o próximo passo do projeto é desenvolver uma cartilha, para ser entregue em escolas públicas. Ele planeja ainda criar um Fabinho em “tamanho real’ para acompanhá-lo nas escolas. “Eu sei que isso não vai mudar o quadro de abstinência de celular na mão das crianças no colégio, mas vai ajudar bastante”, diz.

Os temas das histórias variam, e vão desde os perigos sobre a dependência até dicas de segurança. No primeiro quadrinho, como relembra Fábio, o personagem estava jogando com o celular ligado à tomada e o alerta era sobre os danos tanto ao celular quanto à criança, já que o calor pode gerar queimaduras ou até explosões. Além disso, o uso excessivo de celular por Fabinho já o fez ter problemas de visão e até dor de cabeça; e ele também já deu dicas como a importância de manter a localização do aparelho ativa, e os perigos de dormir em cima do celular. 

Movido pela vontade de caridade, o que segundo ele, vem de sua religião, Fábio foi o primeiro voluntário tecnológico durante o Círio de Nazaré no ano passado. Ele teve a ideia de doar energia aos romeiros, fornecendo um ponto para que as pessoas pudessem carregar seus celulares de forma gratuita. No local havia ainda celulares disponíveis para o uso de quem precisasse realizar ligações ou usar internet, para localizar parentes em meio a procissão.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA