Cobra boca de sapo de 'Pantanal' é venenosa? Veja qual é a forma de ataque
A cobra que ganhou destaque na novela é uma das mais perigosas da região
A serpente Cobra boca de sapo, também conhecida como jararaca-cruzeira, jararaca-pintada, bocuda, jararaca-do-rabo-branco, jararaquinha, rabo-de-osso, tirapeia e urutu, ganhou notoriedade nas últimas semanas depois que apareceu na novela Pantanal. Com um veneno doloroso, pode ser letal.
VEJA MAIS
A cobra com nome científico Bothrops neuwiedi, é uma espécie da família Viperidae e pode ser encontrada nas regiões centro-oeste, sudeste e sul do Brasil. Confira mais características dessa cobra:
Qual a forma de ataque?
Essa cobra ataca, principalmente, trabalhadores da zona rural. Esse ataque só ocorre quando se sente ameaçado. Em média, são registrados anualmente cerca de 30 mil acidentes com serpentes no Brasil.
Quais são os sintomas da picada?
Podendo chegar a mais de 1,5 metros, essa espécie é peçonhenta, mas não é uma das mais agressivas. O veneno tem ação local e proteolítica, ou seja, degrada o tecido atingido. A picada pode causar muita dor e vermelhidão. Além disso, essas podem ser outras consequências do ataque: febre, vômito, desmaio, necrose no local e até mesmo a morte.
O que fazer se encontrar com uma serpente?
Esse tipo de espécie costuma se camuflar, então o melhor a fazer é manter bastante atenção ao caminhar pelos locais de maiores incidências. Em caso de acidente, é recomendável seguir as orientações:
- Higienizar o local da picada com água e sabão;
- Na novela, o personagem Jove (Jesuíta Barbosa) é salvo após ter tomado um chá, mas na vida real, somente o soro antiofídico pode ajudar;
- Não chupar o local da picada;
- Não cortar ou amarrar o local da picada.
(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA