MENU

BUSCA

Novela turca: artistas são demitidos por participarem de protestos contra o presidente da Turquia

Onda de protestos começaram após prisão de prefeito de Istambul por parte do Governo de Edorgan

Rafael Lédo

A prisão do prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, no último dia 19 de março, tem gerado uma onda de protestos na Turquia. Imamoglu teria sido preso por estar envolvido num caso de corrupção, segundo as informações iniciais dos noticiários turcos. Além das manifestações convocadas pelo partido do prefeito, que é de oposição ao governo de Recep Tayip Erdogan, outras foram realizadas de forma espontânea, como aconteceu com alguns artistas turcos. Acontece que o gozo da liberdade de expressão está tendo um custo.

Dentre as dezenas de milhares de manifestantes que tomaram as ruas de Istambul, aos gritos de "Taksim está em todos os lugares, a resistência está em todos os lugares!", em referência à Praça Taksim, lugar simbólico dos protestos de 2013, está a atriz Aybüke Pusat, que acabou demitida da dizi "Teşkilat", que era protagonista, segundo as informações da jornalista e comentarista de novelas turcas, Raffa Fustagno. Além Pusat, o namorado da atriz, Furkan Andıç, que estava nas filmagens do seriado turco "Muhabir", foi afastado do elenco, apesar de já ter gravado alguns capítulos.

VEJA MAIS

Nas suas redes sociais, ele agradeceu o apoio de todos.


O Ministro do Interior da Turquia afirmou que quase 1900 pessoas foram presas, incluindo dez jornalistas, detidos nas suas casas, segundo informou um sindicato de trabalhadores de mídia do país.

Atores turcos que se posicionaram contra o governo de Edorgan:

Aybüke Pusat

Furkan Andıç

Başak Gümülcinelioğlu

Cem Yiğit Üzümoğlu

Cem Yilmaz

(Escrito por Rafael Lédo, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de Oliberal.com)

Novela Turca