MENU

BUSCA

Yuri Wariss explode na cena pop paraense com o clipe de 'Dynamite'

Com ampla experiência no teatro musical, o artista de 24 anos é ator e compositor, mas agora, resolveu “dar a cara a tapa” e se lançou como intérprete de suas letras

Caio Oliveira

De forma explosiva, Yuri Wariss chegou à cena musical paraense em 2021, com o lançamento do videoclipe da canção “Dynamite”, seu primeiro trabalho como cantor e que antecede a estreia do EP “YES!”, previsto ainda para o primeiro semestre do ano. Com ampla experiência no teatro musical, o artista de 24 anos é ator e compositor, mas agora, resolveu “dar a cara a tapa” e se lançou como intérprete de suas letras, revelando ao mundo suas composições inspiradas por experiências pessoais e por grandes nomes da música pop.

“Uma coisa levou à outra. Esse era um desejo que eu tinha desde muito novo, e eu acho que o teatro musical foi uma forma de eu me preparar para isso, pois é uma arte que envolve tudo que existe no mundo da música: dança, interpretação, canto. O teatro musical me trouxe esse preparo para que eu pudesse ‘dar essa cara a tapa’ e lançar esse material me sentindo um artista mais completo, com algo que eu sempre quis fazer, mas sempre adiei, por não me achar bom o suficiente”, confessa o jovem artista belenense.

Sobre suas inspirações, o artista conta que começou a escrever tem como referência o trabalho de cantores-compositores como Lady Gaga, Don Mclean e David Bowie. “Eu brinco que a música pop salvou minha vida, porque em um momento muito delicado da minha adolescência, com questões pessoais, de sexualidade e descobertas, eu tava em um ambiente de igreja, onde nem escutar músicas que não fossem cristãs, podia. Então, quando eu comecei a ter esse contato com a música pop, a primeira grande artista que entrou na minha vida foi a Lady Gaga”, explica Yuri, reforçando que vê a música pop como um instrumento para exercitar sua liberdade.

“Muitas pessoas veem o pop como algo menos complexo ou mais superficial, mas eu vejo como algo que vai muito além dessa percepção da música vendável. Ele tem uma função de comunicar para as grandes massas, então eu sempre penso em como usar essas inspirações que eu tenho para abordar as mensagem que eu quero passar, de uma forma compreensível e que as pessoas possam se relacionar, pois eu acho que a música tem muito disso: a gente gosta de escutar aquilo que já sentiu”, explica Yuri sobre sua arte.

Nesse seu trabalho de estreia nessa nova fase - o clipe de “Dynamite” -  amor é representado por três personagens interpretadas por Wariss, significando as várias fases do amor romântico e que estará presente nas outras três músicas do EP, retratando a descoberta do amor enquanto jovem no século 21. O vídeo foi produzido de maneira totalmente independente, e Yuri revela que tem muito da sua descoberta amorosa, enquanto um homem gay lidando com a sua sexualidade. “Sou um garoto que cresceu acreditando que havia algo de errado consigo. As minhas experiências com a descoberta do amor foram muito tardias e situadas no universo digital, com todos os seus perigos e questões”, conta, e complementa: “Dynamite tem a intenção de representar o lado mais explosivo da descoberta do amor romântico na juventude”, finaliza Wariss.

Música