MENU

BUSCA

Titãs fazem show em Belém e Tony Bellotto conta histórias que viveu na cidade

Show "Enquanto Houver Sol" traz sucessos dos 37 anos da banda e músicas do recente álbum "Doze Flores Amarelas"

Enize Vidigal

Os Titãs apresentam neste sábado, 6, em Belém, o show da nova turnê "Enquanto Houver Sol", que reúne os sucessos da banda e uma amostra da ópera rock "Doze Flores Amarelas", lançada em 2018. "A gente tem muitas músicas que não podem faltar no show, tem sucessos que realmente a gente sempre toca, como 'Sonífera Ilha', 'Homem Primata', 'Flores', 'Epitáfio', 'Bichos Escrotos'... Montar o repertório pra gente é um problema porque temos muitos sucessos", celebra Tony Bellotto.

Ele tem um carinho especial por Belém, cidade que frequenta e guarda lembranças desde a adolescência, conforme revela em entrevista exclusiva para O Liberal. O show vai rolar a partir das 22 horas, no Hangar Centro de Convenções.

Ouça:


O show também traz as músicas novas da ópera rock, como "Me Estuprem", "É Você" e "Mesmo Assim". Doze Flores Amarelas é o 15º álbum de estúdio dos Titãs, pela Universal Music, sendo o primeiro com o guitarrista de apoio Beto Lee, substituto do vocalista, guitarrista e fundador Paulo Miklos, que deixou o quarteto em julho de 2016.

A ópera rock mistura teatro, cinema e música. O enredo foi feito pela banda junto com os dramaturgos Hugo Possolo e Marcelo Rubens Paiva. Ele narra a história de três universitárias estupradas por cinco colegas e as consequências que o crime trouxe a todos. "A gente decidiu que tinha que fazer uma coisa diferente, a gente precisa se motivar, precisa de desafios, de tentar se superar. Aí surgiu a ideia de fazer uma ópera rock, que nunca tinha sido feita por uma banda grande. Na tradição internacional a gente tem grandes óperas como 'Tommy', do The Who, e 'Wall', do Pink Floyd."

Sobre o tema escolhido, Bellotto ressalta que os Titãs não têm medo de polêmica: "É um tema atual, recorrente, vive acontecendo. A gente quis falar do feminismo e da afirmação da mulher. Essas três meninas que vivem o episódio de abuso sexual conseguem superar isso pela conscientização e pela denúncia dos abusadores. Mas a história não fala só disso, mas da relação com drogas, relação dos jovens com os pais, da questão da presença onipotente cibernética. Nós, do Titãs, nunca fugimos de temas polêmicos, ao contrário, gostamos de fazer músicas com temas que normalmente as pessoas não fazem." A turnê específica para o disco vai ocorrer este ano. 

Ouça "Doze Flores Amarelas" aqui


Histórias em Belém 

Tony Belloto recorda as vindas a Belém, na adolescência, quando passava férias na casa de um amigo paraense que tinha residência na Tv Padre Eutíquio, e com quem também visitava a ilha de Mosqueiro. "Fui várias vezes para Belém antes até de formar a banda. Desde os anos 60 que eu me amarro nessa cidade (...) Depois, com os Titãs, a gente teve várias histórias. Nos anos 80 lembro que a gente uma vez encontrou amigos que estavam filmando "Brincando nos Campos do Senhor", aí nas imediações. A gente foi conhecer o lugar das filmagens, o pessoal tava todo tava hospedado no Hilton, junto com a banda. A gente voltava e ficava naquela praça (da República), naquele quiosque (Bar do Parque) em frente ao teatro municipal (Theatro da Paz). Uma vez fui com meu filho menor, o Antônio, levei ele para ver o show em Belém, a gente visitou o Emílio Goeldi, é um lugar fantástico. Tenho certeza que novas histórias se incorporarão com esse show que a gente tá ansioso pra fazer", relata.

"A gente gosta muito de ir pra Belém, realmente é uma cidade incrível. Desde o início na carreira, nos anos 80, sempre fizemos shows aí, sempre com um público muito animado. A gente tem inúmeras passagens por Belém. É um lugar que realmente a gente se sente muito bem, a gente gosta muito de estar aí. O público é muito intenso e participativo, nota 1 mil. É um prazer tá tocando aí mais uma vez".

Sobre o show, ele diz: "Como sempre o público de Belém pode esperar dos Titãs, parafraseando a frase o Churchill, 'sangue, suór e lágrimas'. Vamos dar tudo de nós ali para fazer um grande show, como a gente sempre faz. Pois os show aí são sempre muito intensos. A gente vai dar o melhor possível e tenho certeza que vai ser uma grande noite."

Agende-se:

Show do Titãs, "Enquanto Houver Sol"
Data: Sábado, 6, a partir das 22h
Local: Hangar Centro Convenções
Classificação 18 anos
Ingressos Centrais Bis (shopping Pátio Belém, Boulevard, Castanheira e Parque)

Música