MENU

BUSCA

Shows e festivais de K-pop são suspensos após decreto; entenda

A legislação restringe os direitos civis e substitui as leis normais do país

Lívia Ximenes

Shows e festivais de K-pop foram suspensos na Coreia do Sul após o presidente Yoon Suk-yeol decretar lei marcial. A determinação, estabelecida nessa terça-feira (3), restringe os direitos civis e substitui a legislação normal do país. A partir de agora, leis militares entram em vigor em todo o território sul-coreano.

VEJA MAIS

Stray Kids anuncia show no Brasil em 2025; veja quando abre a venda de ingressos
Será a primeira vez que a banda, que é um dos nomes mais conhecidos do K-Pop atualmente, se apresentará no país

Música de Rosé, do Blackpink, com Bruno Mars é lançada nessa sexta-feira (18); ouça
A canção “APT” já possui mais de 18,7 milhões de visualizações no YouTube

Rosé, do BLACKPINK, anuncia lançamento de primeiro álbum solo: ‘ROSIE’
Novo projeto da cantora será lançado ainda este ano

O mercado de entretenimento no país é diretamente afetado pela lei marcial, assim como todas as atividades políticas, que se tornaram proibidas. O acesso ao Parlamento da Coreia do Sul também foi fechado e forças especiais foram enviadas para a contenção de manifestantes. Deputados, que conseguiram entrar no plenário, realizaram uma sessão de emergência para declarar a invalidez da lei marcial.

Desde a década de 1980, quando a ditadura militar teve fim no país, a Coreia do Sul tem o governo democrático e aliado às principais potências do Ocidente. A partir de então, essa é a primeira vez que a lei marcial entra em vigor no território.

Segundo o presidente Yoon Suk-yeol, em um pronunciamento não programado, a decisão foi tomada para proteger a Coreia do Sul de ameaças das forças comunistas da Coreia do Norte e “eliminar elementos antiestado”. O chefe de estado acusou a oposição de estar aliada aos norte-coreanos. “Declaro lei marcial para proteger a livre República da Coreia da ameaça das forças comunistas norte-coreanas, para erradicar as desprezíveis forças antiestado pró-norte-coreanas que estão saqueando a liberdade e a felicidade do nosso povo, e para proteger a ordem constitucional livre”, disse.

VEJA MAIS

Lei Marcial: Parlamento é fechado e atividades políticas são proibidas na Coreia do Sul
Presidente decretou lei marcial para proteger o país de "forças comunistas"

Presidente da Coreia do Sul decreta lei marcial no país
Yoon Suk Yeol diz que medida tem objetivo de proteger o país das "forças comunistas"

Putin declara lei marcial em quatro cidades da Ucrânia e limita circulação de civis em fronteiras
Putin disse que as medidas que ele estava ordenando aumentariam a estabilidade da economia, indústria e produção em apoio à guerra da Ucrânia

Música