MENU

BUSCA

Saxofonista Valdson Silva faz do ecletismo sucesso em Salinas

Valdson toca músicas populares de diferentes estilos como carimbó, sertanejo, rock e eletrônica no saxofone

Vito Gemaque

Praia, água salgada, sol e música instrumental. Essas são as características do Verão em Salinas com o músico saxofonista Valdson Silva, de 39 anos. O artista tem conquistado os veranistas com diferentes apresentações nos hotéis e resorts da região misturando o popular com o erudito no saxofone a beira-mar. Valdson toca no sax mais de 300 músicas de estilos como carimbó, rock, dance, bossa nova, samba, sertanejo e até música eletrônica.

O repertório de Valdson é muito diferente do mundo antes pandemia. Saxofonista há 23 anos, Valdson é formado em saxofone pelo Conservatório Carlos Gomes e possui bacharelado em música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). No início as músicas que saiam do sax eram as clássicas, também conhecidas como eruditas. A rotina de tocar em eventos fez com que o repertório mudasse repentinamente.

“Hoje toco sertanejo, rock, música eletrônica, brega... Tudo o que se possa imaginar. Como ia tocar em diferentes ambientes de eventos, as pessoas vinham me perguntar se sabia tocar brega. Eu dizia que não e me sentia incompleto. Pensava preciso colocar brega no repertório, depois comecei a colocar a lambada e zouk. A necessidade fez com que ampliasse o meu repertório. Com certeza isso foi o diferencial dos outros músicos de eventos, de quinta a domingo ficava lotado de eventos, tem dias que tem três a quatro eventos no dia”, revelou.


A pandemia que fez Valdson mudar o repertório. Neste período, ele adicionou mais de 300 músicas populares no repertório. “Pela pandemia que começou a mudar o repertório. Eu tocava nos prédios de Belém, era contratado para tocar nos prédios da seguinte forma, nas quadras e nas piscinas dos prédios e as pessoas assistiam das sacadas. A partir daí comecei a ampliar o repertório, eu tocava mais músicas religiosas, mas depois as pessoas começaram a pedir outros estilos, em um mês tive que colocar 300 músicas a mais no repertório”, declara.

O mês de julho é outro momento diferente para Valdson. Quem pensa que o saxofonista vai curtir as férias, já que os eventos em Belém diminuem, se engana. É justamente nas férias que ele mais atrai a atenção tocando saxofone a beira das piscinas e da praia em hotéis e resorts em Salinas. Pelo quinto ano consecutivo, Valdson toca no Park Resort, Exclusive Resort, Premium Resort, Hotel Privrê do Atalaia e no Condomínio Farol Velho todos os finais de semana.

As apresentações do saxofonista geralmente são acompanhadas por playback instrumental. Uma das inspirações para esse estilo popular do saxofone foi Esdras de Souza, atual marido da cantora Gretchen. “Quando a gente escuta música instrumental pensam em jazz, bossa nova, música romântica, mas tinha uma pessoa aqui que mora em Belém que é o Esdras de Souza, que tocava tudo, de lambada a rock e carimbo. Depois que comecei a ver ele tocando esses estilos que todo mundo dança fiquei inspirado com esse repertório bem diversificado”, enfatiza.

Um desejo de Valdson Silva é lançar futuramente um álbum somente com músicas do estilo brega marcante no saxofone. “Eu sou particularmente muito fã do brega paraense, e tenho uma vontade de gravar os bregas românticos. Tenho vontade de gravar numa roupagem romântica e num novo arranjo”, confessa.

Música