Rapper Dave e cantor Lewis Capaldi lideram indicações ao BRIT Awards
Artistas disputam as mesmas categorias: artista solo masculino, melhor revelação, música do ano e álbum Mastercard do ano
O rapper Dave e o cantor e compositor escocês Lewis Capaldi lideraram as indicações para a premiação BRIT Awards deste ano com quatro nomeações cada, em uma nova e reduzida lista de prêmios da música pop britânica.
Ambos disputarão as mesmas categorias na cerimônia do próximo mês: artista solo masculino, melhor revelação, música do ano e álbum Mastercard do ano.
Dave está concorrendo com o single "Location" e o álbum "Psychodrama", com o qual ganhou o Mercury Prize no ano passado. Capaldi foi indicado por sua faixa no topo das paradas "Someone You Loved" e o álbum "Divinely Uninspired to a Hellish Extent".
Os organizadores disseram anteriormente que a premiação deste ano, a 40ª de uma série iniciada em 1977, apresentará menos categorias, permitindo que mais músicas sejam executadas durante a noite.
Eles também afirmaram que permitiriam que os artistas "tomem as rédeas completamente, incentivando-os a criar performances exclusivas".
O astro do grime Stormzy foi indicado para melhor artista solo masculino, bem como por sua música "Vossi Bop" e pelo álbum "Heavy Is the Head".
Entre os indicados a artista solo masculino estão Harry Styles, que ganhou fama na boyband One Direction, e o cantor e compositor Michael Kiwanuka. Ambos também são indicados por seus álbuns "Fine Line" e "Kiwanuka", respectivamente.
Mabel concorre com a música "Don't Call Me Up", e também nas categorias de artista solo feminina e melhor revelação. As outras indicadas para melhor artista solo feminina são Freya Ridings, FKA Twigs, Charli XCX e Mahalia.
Coldplay, Foals, Bastille, D-Block Europe e Bring Me The Horizon competirão na categoria grupo do ano.
A cerimônia de premiação ocorre em Londres no dia 18 de fevereiro.