CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Nazaré Pereira faz show nesta quinta, 30

O repertório passeia por clássicos da carreira às novas canções da artista.

Enize Vidigal O Liberal

Nazaré Pereira se apresenta nesta quinta-feira, 30, na Vila Conteiner, a partir das 20h, com Mário Mouzinho (guitarra), Heraldo Santos (percussão) e Rodrigo Buiu (percussão, curimbó). A cantora e compositora, que reside na França, retornou ao Pará no início de dezembro para celebrar o aniversário ao lado da família e dos fãs paraenses. Recentemente, Nazaré foi elogiada no palco do 9º Festival Psica, em Belém, por Chico César, com quem ela já fez participação em shows.

Nazaré comemorou 82 anos, no último dia 10 de dezembro, com um show. Nessa nova apresentação, na Vila Contêiner, promete um passeio pelo repertório da artista, a partir do sucesso autoral “Xapuri do Amazonas”, e das canções mais recentes. “O pessoal briga se eu não cantar ‘Xapuri’”, revela. A canção é uma homenagem à mãe da artista, Dona Maria, falecida em 2019 aos 100 anos de idade.

Outras músicas do repertório do show serão “Dunas da Princesa” (Ronaldo Silva); “Couler Café” (Serge Gainsbourg); “Sabor Açaí” (Nilson Chaves e João Gomes); “Natureza” (Nazaré) e “Brasileira, tout simplesment” (dela com Rita Macedo) que estão no EP mais recente, “Canções da Minha História” (2021); as faixas “Nazinha Namoradeira” e “Carimbó Sentimental” (ambas de Nazaré), “Cruzando Bandeiras” (Mário Mouzinho) e “Queimadas” (Lourival Igarapé) do álbum “Meus Caminhos, Meu Destino” (2019); além de “Barreira do Mar” (André Nascimento), que estará no próximo EP da artista.

“’Brasileira, tout simplesment’ é uma música que está no meu quarto LP (título homônimo), de 1994. Escrevi essa música porque, na época em que estudei (teatro) no Rio de Janeiro, eu ia com Martinho da Vila e Pedro Paulo Rangel para a festa em Vila Isabel e as pessoas se impressionavam porque eu sabia sambar não sendo do Rio, me chamavam de nordestina, e eu corrigia, sou nortista, e dizia que o samba é uma música brasileira. Essa música pegou muito”, recorda.

Apesar do título francês, a letra da música é em português. A minha missão é levar a música brasileira para a França no idioma português. Tenho só três músicas em francês”, destaca.

Em 2015, Nazaré Pereira fez participação no show de Chico César, em Belém, e, este ano, os dois voltaram a dividir o palco durante uma apresentação em um programa televisivo em Paris. Chico César estava na cidade para gravar o novo álbum dele.

“Cantei com ele ‘Pedra de Responsa’ e ‘Carinho Carimbó’, ambas canções de Chico César. Apesar dele ser paraibano, ele tem uma paixão pelo Pará e pelas coisas daqui, ele faz (músicas) de carimbó e dança de boi. ‘Carinho Carimbó’ fala do Marajó”, declara Nazaré. A artista acreana não conseguiu encontrar com Chico César em Belém, mas soube dos elogios que o cantor fez a ela no palco do Psica.

“Toda vez que volto para Belém é uma coisa boa. Estou um pouquinho triste ainda porque eu perdi a minha mãe, mas estar aqui é como se fosse estar com ela. Venho tomar um pouco de banho de sol e tomar açaí, que sou alucinada”, destaca.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA