CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira dão aulas para jovens de Belém

Master class com integrantes da OSB abordam instrumentos de sopro

Vito Gemaque
fonte

Seis músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) de instrumentos de sopro (flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa e trompete) concedem até hoje aulas para estudantes do Programa Vale Música. As aulas começaram ontem na sede da Fundação Amazônica de Música. A nova master class em Belém com os músicos Carlos Rodrigues (flauta), Rafael Fróes (trompa), Nilson Coelho (trompete), Jorge Postel (Oboé), Márcio Costa (Clarinete) e Felipe Destéfano (Fagote).

A iniciativa tem como objetivo fortalecer as ações musicais já patrocinadas pela Vale e incentivar a formação musical para crianças e jovens. A parceria busca oferecer aos alunos a experiência de ter aulas com músicos conceituados de uma grande orquestra nacional.

O músico Jorge Postel-Pavisic ministrou a master class de oboé. De nacionalidade chileno-francesa, ocupa o cargo de primeiro oboé solista e chefe de naipe da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) do Rio de Janeiro. Postel também é instrutor dos instrumentos de madeira da OSB Jovem. Ele foi primeiro oboé solista da Orquestra Sinfônica e da Orquestra de Câmara de Assunção (Paraguai), da Orchestre de Chambre de Paris, da Orquestra Sinfônica do Chile e integrante da Orquestra Filarmônica de Santiago, assim como professor da Pontifícia Universidade Católica do Chile. A pedagogia forma uma importante parte de suas atividades, como professor de oboé, música de câmara e análise musical.

O músico se disse feliz e entusiasmado em voltar à capital paraense. "Estamos muito contentes em poder levar o nosso entusiasmo e comprometimento em aportar nossa experiência musical com novos e futuros artistas músicos. Será uma troca de experiências muito rica!", comemora.

O músico Marcio Costa fará a máster class de clarinete. Marcio possui graduação em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes e Mestrado na Universidade Federal da Bahia. Atualmente é clarinetista principal da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Clarinetista Principal da Orquestra Sinfônica Brasileira. O professor de Clarineta no curso de extensão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Já a aula de fagote tem como ninistrante Felipe Destéfano, que é solo da OSB. Felipe é chileno e participou de importantes conjuntos na Europa e na América do Sul, tendo sido nomeado em 1993 primeiro fagote da Orquestra Acadêmica de Berlim. Ele foi bolsista no Festival de Campos do Jordão em 1996 e atuou como solista com a Filarmônica de Santiago nas sinfonias concertantes de Mozart e Haydn em 2000 e 2001. Em 2010, apresentou o concerto “As cinco árvores sagradas”, de John Williams, com a Sinfônica do Chile. Ele ainda é membro fundador do Quinteto de Sopros Arrau, de Santiago.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA