MENU

BUSCA

Marcelo D2 lança obra de arte transmídia 'Assim tocam os meus tambores'

Produzido colaborativamente direto da casa de Marcelo D2, o projeto é um disco para ver, ouvir e interagir

Redação Integrada do Grupo Liberal

Em um momento de redescobertas e de ressignificação de comportamentos, Marcelo D2 canalizou toda sua energia criativa na concepção de sua mais nova obra. Através de sua arte, interagiu com milhões de pessoas dos mais diversos lugares do mundo e construiu uma comunidade colaborativa em torno de um único propósito: um movimento inédito de co-criação.

O resultado deste processo criativo é "Assim tocam os MEUS TAMBORES", obra transmídia contemplando álbum e filme, que está em todas as plataformas digitais.

Marcelo se despiu de seus medos, esnobou vulnerabilidades e compartilhou sua verdadeira essência com o público em mais de 150 horas de lives em seu canal na Twitch. De choros ao vivo à audios de whatsapp e ligações para amigos e outros artistas, D2 habilmente rompeu o limiar entre real e virtual.

Ouça 'Assim Tocam os Meus Tambores'

Como fio condutor dessa enorme energia, Marcelo envolveu sua família, seus amigos e sua equipe em uma só vibração. Os tambores de Marcelo D2 ressoam amor, cumplicidade, unicidade e dedicação.

E se existe uma força que faz com que esses tambores rufem, ela se chama Luiza Machado, esposa de Marcelo e diretora executiva do projeto. Além de participar em duas faixas do álbum - Rompeu o Coro e É Amanhã (VEM) - ela contracena com D2 no média metragem que acompanha a obra.

Seus filhos Maria Joana, Luca e Sain também tem importante papel em todo esse movimento. Maria Joana registrou os bastidores do processo e sua produção. Com suporte do time da Missclick, Luca foi o grande responsável pela moderação dos chats da Twitch e pelo suporte tecnológico durante as transmissões que chegaram a ter mais de 10 horas de duração com uma programação que intercalava apresentações de artistas dos quatro cantos do mundo com entradas ao vivo de D2 e inserções de vídeos pré-produzidos. Já Sain presenteia o pai com suas rimas, versando ao lado dele e do rapper Djonga na faixa Pelo que eu Acredito, que encerra o álbum.


Certamente a obra mais colaborativa de seus 25 anos de carreira, Assim tocam os meus Tambores é fruto da comunidade estabelecida por D2 em torno deste grande manifesto. Os CRIA, integrantes assíduos e ativos dos chats do seu canal na Twitch, participaram na escolha de beats, sugeriram participações especiais e até mesmo colaboraram na composição das letras e na gravação de voz. A faixa As Sementes é composta por um coro de mais de 100 vozes enviadas através do chat.

Além do envolvimento do público, Marcelo contou com um time de músicos e artistas que se uniram a ele na missão: Anelis Assumpção, Baco Exú do Blues, BK', Criolo - que narra o mito Bakongo da criação do tambor escrito pelo historiador Luiz Antônio Simas - Da Lua, Djonga, Don L, Eduardo Santana, Helio Bentes, Ivan Conti "Mamão", João Parahyba, Jorge du Peixe, Juçara Marçal, Kassin, Kiko Dinucci, Luiza Machado, Nobru, Ogi, Rodrigo Tavares, Rogê, Russo Passapusso, Sain e Thiago França.

'Assim tocam os meus Tambores' também é um filme. Produzido e dirigido por Marcelo D2, com produção executiva de Luiza Machado e realizado pela Pupila Dilatada - produtora do casal, o média metragem é todo filmado na casa de Marcelo e Luiza. Assim como os dois foram os atores principais na construção de todo esse processo, o filme os traz contracenando em casa.

Música