Compositor Allan Carvalho lança novo álbum solo: 'Ouro Fino'
Disco que terá show especial nesta quinta faz homenagem a Mestre Cardoso e a tradição cultural de Ourém
O músico Allan Carvalho, inspirado nas composições e na herança cultural, foi buscar no mestre Cardoso a substância para criar o novo álbum solo ‘Ouro Fino’. O CD será lançado hoje, 2, a partir das 20h, no Núcleo de Conexões Ná Figueiredo e contará com diversas participações especiais. “As composições foram inspiradas no trabalho do mestre Cardoso. Na maneira como ele criava. Também tive parceiros em algumas composições com o Ronaldo Silva e o Cincinato Júnior”, conta.
A relação de Allan com Cardoso, que virou um amigo íntimo, perdurou até o falecimento do mestre, em 2012. Dois anos após o falecimento do mestre, Allan decidiu mergulhar de cabeça em uma pesquisa sobre a musicalidade da cultura popular, em especial sobre as brincadeiras de boi do modo criativo desenvolvido por Cardoso. Quatro anos depois, em 2017, o Prêmio Proex de Artes/UFPA financiou a criação de ‘Ouro Fino’.
Allan não esconde que assimilou muitas características de mestre. 'Ouro Fino' tem 14 faixas, o mesmo número do álbum ‘Galo da Campina’, a principal fonte de inspiração. Os dois CD’s ainda têm encarte feitos com material reciclável. ‘Ouro Fino’ ainda será lançado junto com uma nova edição de ‘Galo de Campina’, que terá um box especial com dos dois CDs e algumas fotos.
Um dos maiores medos de Mestre Cardoso em vida era ser esquecido com o passar do tempo. Com atuação profícua na cultura popular o mestre foi amo do boi Ouro Fino, de Ourém (PA), nascido na Parnaíba (PI). Na busca de manter viva a história do mestre, Allan homenageia o amigo. “Quando ele morreu tinha a preocupação de que fosse esquecido como a maioria dos mestres é. Ele disse: avisa para o Allan, para o Fábio [Cavalcante], e o Ronaldo Silva para a brincadeira não ficar esquecida”, relembra o músico.
“A energia criativa da música nos unia. Manter sempre a brincadeira popular em evidência. Isso é o que faz o Arraial do Pavulagem de maneira macro, com a mesma extensão grandiosa do mestre. Falando dessas pessoas que são os mestres estamos falando da história da arte popular que é itinerante, mesmo com toda essa pobreza que eles vivem, não abandonam os seus sonhos. Isso é muito legal, é um tesouro para gente que é pesquisador do Brasil”, exalta. Além das composições de ‘Ouro Fino’ inspiradas no repertório de Cardoso, a herança continua viva na internet. O acervo foi guardado e disponibilizado virtualmente no site www.fabiocavalcante.com, por meio de registros feitos em Ourém, entre 2003 e 2006.
O show terá participações especiais com Ronaldo Silva, Nazaré Pereira, o ator e escritor Adriano Barroso e do Boi Lapichinha, composto por artistas da malhada do saudoso boi de Mestre Cardoso, que vem diretamente de Ourém para contribuir com a festa. O álbum será lançado no mesmo dia nas plataformas digitais, com o apoio do selo Na Music.
Allan ainda realizará nos dias 26 e 27 de outubro um show em Ourém, como forma de retribuição ao carinho da cidade que abraçou o projeto. “E, principalmente, apresentou o Mestre Cardoso, fonte inspiradora de todo o processo que segue, após o lançamento, em uma sucessão de ações culturais itinerantes”, conta Allan.
Agende-se
Show de lançamento do CD ‘Ouro Fino’, de Allan Carvalho
Data: quarta-feira, 2, às 20h
Local: Núcleo de Conexões Na Figueredo (Av. Gentil Bittencourt, nº 449).
Ingresso único: R$ 10,00.
Mais informações: (91) 98150-3240 / raposaresponde@gmail.com
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA