MENU

BUSCA

Hip hop solidário agita Praça das Mercês nesta quinta-feira

Festa inspirada no bairro nova-iorquino do Bronx arrecada material escolar para crianças da Terra Firme

Ana Carolina Matos

Os versos ritmados do hip hop se unem a um movimento solidário na "Mono La Fiesta", com o tema Back to School Jam, que toma conta do Ouriço Arte&Bar nesta quinta-feira, 25, das 20h às 4h da manhã. Com música nas pick ups e batalhas de MC's, a programação busca arrecadar itens escolares para crianças e adolescentes do bairro da Terra Firme, na periferia de Belém.

Os ingressos custam R$ 5, mediante a doação de algum material escolar. Organizador do evento, ao lado de Vanessa Steffany e Fernando Avelino (King Soldier Man), o tatuador Zão Martins explica que a programação visa "ajudar muitas crianças carentes" e, também, fazer a cultura hip-hop crescer mais nos bairros" da capital paraense.

A iniciativa visa resgatar a cultura do gênero musical que nasceu nos bairros negros dos Estados Unidos. "O evento terá MCs batalhando, MCs fazendo pocket show, roda de B-Boys, história do hip hop na hora do evento e DJs tocando para a festa... Tudo isso para arrecadar material escolar", explica o organizador. Todos os cadernos, lápis de cor, canetas, borrachas e outros itens de material escolar doados durante o evento serão repassados à Associação dos Moradores da Terra Firme.

Zão conta ainda que a inspiração veio do bairro nova-iorquino do Bronx, que na década de 70 realizou uma festa de mesmo nome do tema escolhido para ajudar no retorno das férias de estudantes com baixa condição financeira. "O 'Back to School Jam' era uma festa de volta às aulas que fizeram pra arrecadar material escolar para as crianças carentes. Estamos fazendo a mesma coisa", compara.

"Vamos afirmar a cultura da periferia e mobilizar a comunidade para garantir os estudos da molecada, porque educação é fundamental para assegurar inclusão social aos mais pobres", destaca ainda Zão.

A ideia partiu de integrantes da Universal Zulu Nation (UZN) em Belém, que associada à União dos B.Boys Independentes (UBI) criaram o projeto Ubi Zulu Bambaataa (UBIZB). A iniciativa tem como público alvo crianças e jovens da periferia, especificamente no bairro da Terra Firme. Por meio da arte e educação, o projeto busca trabalhar multilinguagens aliadas à vários elementos do hip hop, com oficinas de dança (Breaking e Popping), desenho, rap (Ritmo e Poesia) e técnicas de redação.

Fernando Avelino, conhecido como King Soldier Man, é presidente do UBIZB e conta que o projeto deve, ainda, implantar oficinas em parceria com a Associação dos Moradores da Terra Firme. "A festa é uma ideia do Zão, mas estamos mobilizando outras formas de arrecadar esse material didático pras oficinas que vamos fazer, como por exemplo as de desenho, rap, técnicas de redação e danças urbanas", explica. 

Agende-se:
Mono La Fiesta - Back to School Jam
Data: quinta-feira, 25, a partir das 20h, no Ouriço Arte&Bar (Praça das Mercês)
Ingressos: R$5 + material escolar

Música