Gilberto Gil e BaianaSystem lançam álbum juntos
O projeto gravado em novembro marca o encontro de gerações da música
Gilberto Gil e a banda BaianaSystem gravaram juntos um novo álbum que documenta o encontro de duas gerações de artistas baianos da cena musical: um dos ícones da música popular brasileira e a inovação dos arranjos que mesclam o ritmo regional e o som eletrônico.
O álbum lançado nesta quinta-feira, 30, já está disponível nas plataformas digitais. Ouça aqui.
Gravado em novembro de 2019, "Gil Baiana Ao Vivo em Salvador" traz "essa fusão de momentos, contextos, histórias. O BaianaSystem é uma banda com esse ecletismo. É a Bahia, né? A Bahia tá viva aqui”, diz Gilberto Gil, que divide o vocal com Russo Passapusso e Nara Gil, além de assumir o violão e a guitarra no projeto.
O repertório de 7 faixas traz clássicos de Gil, como “Extra”, "Sarará Miolo" e "Pessoa Nefasta", além de “Água” e “Dia da Caça”, do BaianaSystem. Além dessas, "Is This Love" (Bob Marley), "Nos Barracos da Cidade" (Gil e Liminha) ganhou a incidental "Systema Fobica (Russo Passapusso); "Emoriô" (Gil e João Donato) também se soma à "Dia de Caça" (Passapusso); e "Água" (Antônio Carlos e Jocafi, Ubiratan Marques, Roberto Barreto e Passapusso) é brindada com a citação de "Água de Beber" (Tom Jobim e Vinícius de Moraes).
“Pra mim, se divide em três matrizes: o ijexá, o reggae e a mensagem, a necessidade de colocar algo para as pessoas”, diz Passapusso, que inseriu novos vocais sobre bases de Gil seguindo a lógica dos soundsystems jamaicanos. Ele assina a seleção do repertório ao lado de Roberto Barreto.
Roberto (guitarra baiana) explica como o BaianaSystem foi reconstruindo as canções de Gil: “A gente teve, inicialmente, que tirar as músicas como eram pra ficar o mais fiel ao original. Depois, fomos achar a forma que a gente ia fazer”.
O vinil do álbum "Gil Baiana Ao Vivo em Salvador" está sendo lançado sob encomenda pelo clube de assinaturas NOIZE Record Club. O kit exclusivo do clube é acompanhado do registro desse show histórico.
O projeto traz ainda Sérgio Chiavazzolli (guitarra e guitarra baiana), Sekobass (baixo), Junix 11 (guitarra), João Meirelles (bases eletrônicas, programação de bases e synths), Bira Marques (teclados), Ícaro Sá (bateria e percussão) e Japa System (percusssão).