Garage Sound encerra itinerância em Belém com poder feminino
Entre as atrações nacionais o público vai poder conferir também os shows de Nervosa (SP), Surra (SP), Dead Fish (ES), Esteban (RS) e Vivendo do Ócio (BA).
Com a segunda edição do Festival Garage Sound em Belém é fácil notar a forte presença das mulheres no universo do rock. Além da banda reconhecida nacionalmente, "Nervosa", a programação ainda conta com Ellie Valente, Camila Barbalho e O Cinza, entre outros grupos compostos por mulheres.
O festival será neste sábado, 7, no Espaço Marina Amazônia Legal e conta com 28 atrações divididas em três palcos. Entre as atrações nacionais o público vai poder conferir também os shows do Surra (SP), Dead Fish (ES), Esteban (RS) e Vivendo do Ócio (BA).
Sobre a presença feminina no festival, a guitarrista paraense Ellie Valente diz que embora o espaço para as mulheres ainda seja escasso, ela enxerga a iniciativa do Garage Sound como positiva, uma vez que por estar inserida nesse meio percebe o quanto as mulheres ainda têm dificuldade de terem abertura nesses espaços.
"É uma alegria ver que as mulheres estão tendo a oportunidade para mostrar seu protagonismo, mas mesmo assim ainda estamos na luta por esses espaços", completa a artista. Ellie Valente começou a carreira solo no início deste ano, com o lançamento do álbum "Crisálida". O Garage Sound marca a estreia da artista em festival. "O meu show está todo baseado nesse meu novo trabalho, que é uma mistura de rock, pop e música eletrônica", diz a artista.
Quem também está feliz com a iniciativa é Raíssa Coutinho, da banda Cout. “Acredito que vai abrir portas para conseguirmos acessar ainda mais espaços, o próprio festival já vai nos ensinar muito”, declara.
O festival nasceu em 2017, em Fortaleza, e ganhou status de itinerante em 2018, quando começou a excursionar por cinco capitais do Norte e Nordeste e chegou a Belém. Esse ano o Garage Sound passou por 11 cidades e termina o percurso na capital.
O festival contempla a cena variada do rock incluindo as bandas undergrounds, o garage rock, punk, hardcore, metal e outras vertentes. Um dos critérios da curadoria paraense é tentar contemplar diversos estilos do rock existente no estado.
Os shows locais ficam por conta do Molho Negro, The Baudelaires, Vinyl Laranja, Álibi de Orfeu, Eletrola, Noturna, Cout, O Cinza, Sokera, Klitores Kaos, A Red Nightmare, Abissal, The Last Machine, Licor de Xorume, Bad Trip e Inferno Nuclear, Blocked Bones, Piscadela Verde, Móbile Lunar, Camila Barbalho, Cais Virado, Ellie Valente e Dois na Janela.
A banda paraense Molho Negro, que vem ganhando espaço no cenário nacional participou de todas as edições do festival desse ano. E para João Lemos, um dos integrantes do grupo, é especial terminar a turnê na cidade natal.
"Os shows têm sido legais, como é um festival Itinerante, você viaja junto de outras bandas e acaba criando relações, isso também é muito interessante", diz o artista.
Agende-se:
Festival Garage Sounds Belém
Data: sábado, 7, a partir das 17h30
Local: espaço Marina Amazônia Legal
Ingressos: www.sympla.com.br