MENU

BUSCA

Filipe Catto homenageia Gal Costa com disco de vinil 'Belezas São Coisas Acesas Por Dentro'

Com shows ao redor do Brasil, a cantora gaúcha apresenta dez faixas no LP que retrata a obra da musa inspiradora de sua vida

Juliana Maia

Homenageando Gal Costa, musa inspiradora de sua vida, a cantora Filipe Catto lançou o disco de vinil "Belezas São Coisas Acesas Por Dentro", apresentando um toque de rock à sua interpretação de músicas consagradas da artista baiana. Com "Negro Amor", "Vaca Profana" e outros oito sucessos, a gaúcha apresenta aos fãs o sétimo álbum da carreira e o primeiro LP, que chega após "O Nascimento de Vênus Tour" (2021) em sua discografia.

VEJA MAIS

"Sempre teve a Gal na nossa casa. O tempo todo. Em algum momento da minha adolescência eu descobri a fase rockeira da Gal e foi quando me encantei totalmente e trouxe ela como referência de requinte, bom gosto, rebeldia e psicodelia para o meu universo."

Com título em referência a um verso de "Lágrimas Negras", interpretada por Gal, o disco apresenta músicas que estão, de alguma forma, ligadas a momentos especiais da artista gaúcha. Apresentar o repertório rico e maravilhoso, segundo Catto, é uma oportunidade de chegar a outras pessoas que também têm grandes histórias embaladas pelo som de Vaca Profana ou Tigresa.

"É uma forma maravilhosa de encontrar as pessoas. A grande beleza desse repertório é que ele é um patrimônio do Brasil, então eu, enquanto intérprete e artista, estou muito feliz de poder cantar essas músicas com o público. É uma ponte de encontro, algo meio que uma comunhão", conta a cantora.

Trabalho com Gal

Antes mesmo da homenagem, Catto teve a oportunidade de participar de um dos sucessos da baiana. Em "Cuidando de Longe", canção integrante do álbum “A pele do futuro” com a participação de Marília Mendonça, a cantora integrou o backing vocal ao lado de Maria Gadú e Céu.

"Eu participei dessa canção fazendo backing vocal e foi uma história muito louca que até hoje eu nem acredito. Às vezes não acredito que estou nessa faixa fazendo os vocais, mas realmente aconteceu. Gal Costa é muito elegante, é também um ícone poderoso e forte", relembra.

Show em Belém

Catto se diz apaixonada por Belém, um lugar que, segundo a compositora, tem uma sofisticação artística muito profunda. Na cidade onde sempre se sente muito bem recebida, a cantora espera voltar o mais breve possível, desta vez, com a celebração à obra de Gal no show "Belezas São Coisas Acesas Por Dentro".

"Tenho uma relação muito bonita com vários artistas de Belém e adoro a cultura, tudo o que vem daí. Sou uma pessoa muito apaixonada pela música, pelas artes visuais, a cultura popular. Lembro que o meu show no festival Se Rasgum foi inesquecível. Lembro da força que foi sair de um banho de rio e ir passar o som nesse lugar. A gente quer levar o 'Belezas' para aí o quanto antes", finaliza.


(*Estagiária sob supervisão do Coordenador do Núcleo de Cultura de Oliberal.com, Abílio Dantas)

Música