CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Filipe Catto homenageia Gal Costa com disco de vinil 'Belezas São Coisas Acesas Por Dentro'

Com shows ao redor do Brasil, a cantora gaúcha apresenta dez faixas no LP que retrata a obra da musa inspiradora de sua vida

Juliana Maia
fonte

Homenageando Gal Costa, musa inspiradora de sua vida, a cantora Filipe Catto lançou o disco de vinil "Belezas São Coisas Acesas Por Dentro", apresentando um toque de rock à sua interpretação de músicas consagradas da artista baiana. Com "Negro Amor", "Vaca Profana" e outros oito sucessos, a gaúcha apresenta aos fãs o sétimo álbum da carreira e o primeiro LP, que chega após "O Nascimento de Vênus Tour" (2021) em sua discografia.

VEJA MAIS

image Gal Costa vira animação em ‘Mundo Bita’ ao lado de Gilberto Gil em clipe de ‘Barato Total’; vídeo
O clipe foi ao ar nesta quinta-feira (9) pela parte da manhã

image Aniversário de Gal Costa: cantora é homenageada no dia em que completaria 78 anos
Caetano Veloso, Sophie Charlotte, Gilberto Gil e outras celebridades publicaram declarações para a artista baiana

image Filme que conta a história de Gal Costa já tem data de estreia
"Meu Nome é Gal" está previsto para ser lançado em março de 2023

A ideia de lançar o álbum que gerou o LP surgiu após um convite do Sesc-SP para Catto realizar um show em celebração à obra de Gal Costa, que morreu em novembro de 2022. No palco, Filipe cantou os sucessos da cantora tropicalista e relembra ter se sentido bastante desafiada com essa apresentação.

" A Gal é uma referência muito forte para mim. Tomei muito cuidado para que não transformasse isso em uma cópia, porque é difícil a gente cantar uma artista que é a nossa grande influência. Sou alguém que funciona melhor com contrapontos, mas ali era uma coisa tão difícil, pela admiração que eu tinha pela Gal, que a gente fez um trabalho de procurar a maior simplicidade, indo para um lado mais subjetivo do trabalho da Gal", explica a cantora, ao O Liberal.

Impactada, a gaúcha aceitou o desafio e se viu em um encontro da própria vida naquele momento, já que a poesia e letras de Gal retratavam partes de sua trajetória. Desde criança, quando morava no Sul, Catto esteve em contato com a melodia da sua musa, seja cantando em casa, ouvindo no rádio ou em novelas.

image Filipe Catto é uma grande admiradora da carreira da cantora baiana (Foto/Reprodução/Instagram: @filipecatto)

"Sempre teve a Gal na nossa casa. O tempo todo. Em algum momento da minha adolescência eu descobri a fase rockeira da Gal e foi quando me encantei totalmente e trouxe ela como referência de requinte, bom gosto, rebeldia e psicodelia para o meu universo."

Com título em referência a um verso de "Lágrimas Negras", interpretada por Gal, o disco apresenta músicas que estão, de alguma forma, ligadas a momentos especiais da artista gaúcha. Apresentar o repertório rico e maravilhoso, segundo Catto, é uma oportunidade de chegar a outras pessoas que também têm grandes histórias embaladas pelo som de Vaca Profana ou Tigresa.

"É uma forma maravilhosa de encontrar as pessoas. A grande beleza desse repertório é que ele é um patrimônio do Brasil, então eu, enquanto intérprete e artista, estou muito feliz de poder cantar essas músicas com o público. É uma ponte de encontro, algo meio que uma comunhão", conta a cantora.

Trabalho com Gal

Antes mesmo da homenagem, Catto teve a oportunidade de participar de um dos sucessos da baiana. Em "Cuidando de Longe", canção integrante do álbum “A pele do futuro” com a participação de Marília Mendonça, a cantora integrou o backing vocal ao lado de Maria Gadú e Céu.

"Eu participei dessa canção fazendo backing vocal e foi uma história muito louca que até hoje eu nem acredito. Às vezes não acredito que estou nessa faixa fazendo os vocais, mas realmente aconteceu. Gal Costa é muito elegante, é também um ícone poderoso e forte", relembra.

Show em Belém

Catto se diz apaixonada por Belém, um lugar que, segundo a compositora, tem uma sofisticação artística muito profunda. Na cidade onde sempre se sente muito bem recebida, a cantora espera voltar o mais breve possível, desta vez, com a celebração à obra de Gal no show "Belezas São Coisas Acesas Por Dentro".

"Tenho uma relação muito bonita com vários artistas de Belém e adoro a cultura, tudo o que vem daí. Sou uma pessoa muito apaixonada pela música, pelas artes visuais, a cultura popular. Lembro que o meu show no festival Se Rasgum foi inesquecível. Lembro da força que foi sair de um banho de rio e ir passar o som nesse lugar. A gente quer levar o 'Belezas' para aí o quanto antes", finaliza.

(*Estagiária sob supervisão do Coordenador do Núcleo de Cultura de Oliberal.com, Abílio Dantas)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA