Festival Sonido colore o Solar da Beira com música

Nova edição do evento começa nesta quarta-feira, 4, em formato on-line e televisivo

Lucas Costa
fonte

A música instrumental amazônia combinada às cores do Complexo Ver-o-Peso volta a ecoar nesta quarta-feira, 4. A versão on-line e televisiva do "Festival Sonido - Música Instrumental & Experimental", realizado desde 2015 na capital paraense, chega em formato de sessions, gravadas no prédio do Solar da Beira.

Serão quatro vídeos no total, com pré-estreia sempre às quartas-feiras (4, 11, 18 e 25 de agosto), às 20h30, no canal de TV fechada Music Box, e a partir das 21h horas disponíveis com acesso gratuito no canal do Se Rasgum no YouTube.

A programação, pensada como uma forma de representar o Festival Sonido presencial, traz shows combinados, que reúnem a guitarrada, carimbó e o tecnobrega paraense, com uma música eletrônica mais universal, além de entrevistas nos arredores do Mercado do Ver-o-Peso.

No primeiro vídeo, que vai ao ar nesta quarta-feira, o Sonido apresenta o Clube da Guitarrada, movimento formado por uma nova geração de músicos com a missão de manter a chama da guitarrada acesa, reverenciando seus mestres e criadores. Mestre Aldo Sena e Curica, que faziam parte dos Mestres da Guitarrada, com o saudoso Mestre Vieira, se juntam ao grupo, promovendo um encontro entre gerações.

Layse Rodrigues, baterista do Clube da Guitarrada, fala da responsabilidade do grupo em defender o histórico gênero paraense no festival. “É uma grande alegria poder estar nesse momento junto dos Mestres da Guitarrada, que são pessoas que eu, como menina, jamais imaginaria que conheceria um dia, e muito menos que iria tocar bateria com eles”, diz.

A baterista também vê o momento como um reconhecimento importante para o grupo.”Somos um projeto que é dedicado totalmente a memória dessa guitarrada do início, que fazia os bailes pegarem fogo e principalmente com os caras que inventaram isso”, conta.

A programação do Sonido segue até o final de agosto. Dia 11, o festival apresenta Strobo + STRR, uma fusão moderna de música eletrônica de STRR com um duo que também flerta com o orgânico.

Félix Robatto e Tamboiaras protagonizam o episódio exibido no dia 18, com a mistura da guitarrada de Félix com os tambores de carimbó das Tamboiaras, grupo percussivo formado exclusivamente por mulheres. O último episódio, no dia 25, traz o duo Guitarrada das Manas, em um flerte com o tecnobrega do DJ Waldo Squash, ex-integrante da Gang do Eletro.

Entre os objetivos do Sonido, de ampliar o alcance da música instrumental paraense, o evento também quer dar visibilidade para as arrecadações da Associação Comunitária da Passagem Limoeiro (ACPL), associação que surgiu no Bairro do Jurunas ainda nos anos 70. As doações podem ser realizadas pelo Sympla, plataforma oficial de vendas da Se Rasgum Produções: https://www.sympla.com.br/produtor/serasgum.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA