Festival IX Elementos reúne artistas da cultura hip hop
O evento on-line apresenta shows de rappers, batalhas de MC’s e apresentações de break.
O Festival IX Elementos vai reunir artistas da cultura hip hop de Belém com live de batalha de MC's, shows, apresentações de break e stand virtual de street wear nas redes sociais, além de ter realizado oficinas de rimas e graffiti. A transmissão do evento inicia nesta sexta-feira, 18, ás 19 horas, e continua no sábado, 19, pelo canal do Youtube da Batalha de São Brás.
O evento exibirá os shows dos rappers Pelé do Manifesto e Everton MC, Ruth Clark, Daniel ADR e da dupla Anna Suav e Bruna BG. Já as batalhas de rimas irão contar com os MC’s Arllan, Nicole, Thiago Mc, Battousai, DW, Rasta, Maluvida e Amanda Braba, além de apresentações de break com os Bboys e as Bgirls Leony, Kave, Mini Japa e Livia.
“Vou apresentar um pouco do meu show em conjunto com Anna Suav”, antecipa Bruna BG. As duas estão gravando um álbum audiovisual conjunto de músicas autorais, que deve ser lançado este ano. “Vamos cantar a música nova do vídeo-álbum e também as músicas das carreiras solo uma da outra, como a nova ‘Puma Flow’, de Anna Suav. Desde 2017 elas vêm se conectando musicalmente. “Nosso estilo fala de vivências de ribeirinhos e do Norte e da realidade das mulheres negras do Norte”, descreve.
Pelé do Manifesto, que desde 2012 desenvolve uma parceria com Everton MC, conta que os dois levarão ao festival as faixas do EP “Preto e Branco”, de 2018, que traz misturas de carimbó, tecnobrega e guitarrada com rap, além de outros singles da dupla, como “Só te digo vai”. “A gente sampleou a música Waldemar Henrique e misturou com rap. O Pará é muito rico musicalmente falando, mas havia uma abismo entre o rap e os ritmos regionais”, conta.
Já Daniel ADR fará o show de lançamento do novo EP “PJL” (iniciais de paz, justiça e liberdade), com vivências que misturam referências de trap e house oitentista. “Esse trabalho vem com o intuito de quebrar paradigmas, de mostrar que nós pretos da periferia não falamos apenas sobre dores, morte e crime - que são coisas necessárias de se falar sim -, mas nós também podemos falar sobre amor, afeto e qualquer tema”.
Batalha de São Brás
O Festival IX Elementos visa mostrar a essência da Batalha de São Brás, com os elementos que envolvem a cena do hip hop: MCs, DJs, beatbox, dançarinos de break, artistas do graffiti e também os elementos de conhecimento de rua, linguagem, moda e empreendedorismo.
“Quando nós começamos (em 2013, em frente ao Mercado de São Brás, em Belém), eram 10 pessoas mandando rimas lá na praça, mas, depois de um tempo, foi se tornando um espaço de encontro do hip hop mesmo. Tinha o rap com a rima, DJ’s, graffiti, pessoas indo para treinar o break lá”, conta Daniel ADR, que é um dos organizadores da Batalha de São Brás.
O evento de duelo de MCs por meio de rimas improvisadas já atraía um público aproximado de 600 pessoas, em 2015. A história do evento foi registrada em documentário de curta-metragem e exibido em algumas salas de cinema do país, além de ter se tornado um espaço que agregou os movimentos culturais do skate, breakdance e graffiti e outros.
O festival é realizado pela Batalha de São Brás e Psica Produções com patrocínio da Lei Aldir Blanc por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA