MENU

BUSCA

Chico Bloco de Hollanda comemora o primeiro ano com festa em clima de carnaval

Grupo cria arranjos com as batidas amazônicas para os sucessos de Chico Buarque

Bruna Lima

Há um ano o "Chico Bloco de Hollanda" vem celebrando as obras de Chico Buarque com uma pitada dos ritmos amazônicos do carimbó, marabaixo, samba de cacete e outros gêneros. E para comemorara a data o grupo vai fazer uma festa já em clima de carnaval no Espaço Cultural Apoena, nesta sexta-feira (25), a partir das 21h. Na festa desta sexta o grupo pede que o público use roupas nas cores vermelho, branco ou laranja, que são as predominantes do bloco. 

O projeto foi criado durante uma conversa em um momento descontraído entre o percussionista Douglas Dias e o vocalista Anderson Fattori, integrantes do grupo. "A nossa ideia era fundar o bloco para celebrar as obras de Chico Buraque, mas fazendo o diálogo com os ritmos da Amazônia", diz o percussionista.

O grupo é composto por Douglas Dias na percussão, Anderson Fattori no vocal e guitarra, João Paulo Pires, na bateria, Piu Piu Azevedo na percussão, Simãozinho Jatene no violão, Alessandro Dias, arranjos e tuba, que fazem a adaptação dos arranjos originais das músicas com a linguagem da Amazônia. "Morena de Angola", por exemplo, é tocada em ritmo de carimbó, "Não existe pecado ao sul do Equador " em zook com batuque do Amapá, "Brejo da Cruz" com afoxé e ijexá.

"E assim a gente faz esse caldeirão rítmico e sonoro com adaptações de arranjos originais com esse novo formato", completa Douglas Dias. Ao longo de um ano uma das características do projeto é dar temas às festas. Já teve a noite do sanatório geral, feijoada completa, noite dos mascarados, desfile do grande amor, entre outros.

"Esses temas que a própria obra do Chico propõe acabam sendo um convite para as nossas festas", diz o percussionista. A próxima etapa do projeto é dar continuidade ao grupo anexo ao Chico Bloco "Amorosa acorda amor". Por meio de oficinas aprendizes serão recrutados para compor a ala de bateria do grupo.

Essa fase do projeto foi iniciada no período do carnaval do ano passado, mas por falta de espaço e estrutura sofreu uma pausa. Nas apresentações ao longo de um ano o grupo buscou chamar convidados especiais, como Marcelo Sirotheau e Renata Del Pinho.

Serviço:

Local: Festa de um ano do Chico Bloco de Holanda
Local: Espaço Cultural Apoena - Avenida Duque de Caxias
Data: sexta-feira, 25 de janeiro, a partir das 21h
Ingresso: R$ 15,00

Música